PEDAGOGIA EMPRESARIAL: ROMPENDO BARREIRAS DO DESCONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Resumo
O presente artigo aborda o desconhecimento dos estudantes de Pedagogia sobre a possibilidade de atuação no mercado corporativo, explorando a área da Pedagogia Empresarial como um campo emergente e pouco divulgado nos cursos de formação. O objetivo principal é investigar as lacunas na formação dos pedagogos, identificando o nível de familiaridade dos alunos com o tema e propondo estratégias para ampliar o conhecimento sobre essa possibilidade profissional. A pesquisa parte da questão norteadora: "Por que os estudantes de Pedagogia desconhecem a possibilidade de atuação como pedagogos empresariais, e quais estratégias podem ser adotadas para ampliar o conhecimento sobre essa área de atuação?", formulando a hipótese de que a ausência de conteúdos específicos nos currículos acadêmicos é a principal causa desse desconhecimento. Fundamentada em autores como Libâneo, Holtz, Dias Júnior e Rodrigues e Souza, a investigação utiliza uma abordagem quantitativa e qualitativa, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a estudantes de Pedagogia. Os resultados indicam uma lacuna significativa na formação acadêmica quanto ao tema, mas revelam também o interesse dos alunos por disciplinas e iniciativas que promovam maior integração com o ambiente empresarial. O estudo conclui que a inserção de conteúdos específicos sobre Pedagogia Empresarial nos currículos e a promoção de estágios e eventos voltados à área podem ampliar a conscientização e fortalecer a atuação do pedagogo nesse contexto.Downloads
Publicado
15-07-2025
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.