PEDAGOGIA EMPRESARIAL: ROMPENDO BARREIRAS DO DESCONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autores

  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades |Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.
  • Victor Ramos da Silva Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Resumo

O presente artigo aborda o desconhecimento dos estudantes de Pedagogia sobre a possibilidade de atuação no mercado corporativo, explorando a área da Pedagogia Empresarial como um campo emergente e pouco divulgado nos cursos de formação. O objetivo principal é investigar as lacunas na formação dos pedagogos, identificando o nível de familiaridade dos alunos com o tema e propondo estratégias para ampliar o conhecimento sobre essa possibilidade profissional. A pesquisa parte da questão norteadora: "Por que os estudantes de Pedagogia desconhecem a possibilidade de atuação como pedagogos empresariais, e quais estratégias podem ser adotadas para ampliar o conhecimento sobre essa área de atuação?", formulando a hipótese de que a ausência de conteúdos específicos nos currículos acadêmicos é a principal causa desse desconhecimento. Fundamentada em autores como Libâneo, Holtz, Dias Júnior e Rodrigues e Souza, a investigação utiliza uma abordagem quantitativa e qualitativa, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a estudantes de Pedagogia. Os resultados indicam uma lacuna significativa na formação acadêmica quanto ao tema, mas revelam também o interesse dos alunos por disciplinas e iniciativas que promovam maior integração com o ambiente empresarial. O estudo conclui que a inserção de conteúdos específicos sobre Pedagogia Empresarial nos currículos e a promoção de estágios e eventos voltados à área podem ampliar a conscientização e fortalecer a atuação do pedagogo nesse contexto.

Biografia do Autor

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades |Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades|Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Victor Ramos da Silva , Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão;Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

15-07-2025