Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo deve estar em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB;

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto deve ter espaço simples; com fonte Times New Roman 12; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte completa;

Diretrizes para Autores

Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar das Faculdades São José

Missão: Publicar artigos científicos originais de pesquisa básica e aplicada bem como de revisão de literatura e relato de casos  clínicos e experiências exitosas, com abordagem interdisciplinar e multidisciplinar; servindo como veículo de educação continuada e permanente, constituindo os avanços do conhecimento científico na área da saúde, englobando o meio ambiente e cidadania, possibilitando o intercâmbio entre academia, serviço e movimentos sociais organizados.

Instituição Proponente = Sociedade de Educação e Assistência Realengo – FACULDADE SÃO JOSÉ

Nome da Revista = Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar da Faculdade São José

Áreas de Conhecimento =  Odontologia, Fisioterapia, Biologia, Pedagogia, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Público-alvo leitor da revista = Acadêmicos e profissionais das respectivas áreas de conhecimento.

Tipos de Trabalhos aceitos = Artigos originais, Revisão da Literatura (Revisão Sistemática) e Relato de Casos  e Experiências Exitosas

Periodicidade = Semestral

Apresentação = A revista não apresentará versão impressa, entretanto será encaminhada uma versão digital através de CD-ROM para depósito junto a Biblioteca Nacional em atenção aos termos das Leis Federais 10.994/04 e 12.192/10.

Idioma= Português

Bibliotecário:

Marise Fagundes de Brito.   Registro: CRB/7 - 2556

 

Tipo de publicação:

  1. Artigos Originais:

 

A)    Deverão ser resultantes de pesquisa científica, originais, de pesquisas experimentais ou observacionais, voltados para investigações qualitativas ou quantitativas que contribuam para a evolução do conhecimento científico sobre os seres   humanos, meio ambiente e sua inserção social e cultural.

 

B)    Os trabalhos que relatam experimentos realizados em seres humanos devem vir acompanhados do protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Instituição do autor ou da Instituição onde os sujeitos da pesquisa foram recrutados, conforme Resolução 196/96 e suas complementares do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

 

2.

Revisão da Literatura (Revisão Sistemática)

Os artigos de revisão de literatura são trabalhos que apresentam sínteses atualizadas do conhecimento disponível sobre matérias quer versam nas áreas das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, da Saúde e das Ciências da Informação  buscando esclarecer, organizar, normatizar, simplificar abordagens dos vários problemas que afetem o conhecimento humano sobre o homem e a natureza e sua inserção social e cultural. Tem por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas. Devem ter até 10 e 20 páginas com texto estruturado com introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

  • as revisões de literatura, revisão sistemática, deverão ter como base assuntos atuais, de relevância para os pesquisadores;
  • a revisão deverá conter registros corretos, abrangendo um determinado período de tempo que demonstre a evolução do tema estudado até os tempos atuais;
  • deverão conter informações, com base em literatura, delimitando o período analisado (por exemplo: 1980 a 2012) e as bases de dados consultadas (por exemplo: PubMed, Lilacs, BBO, etc), selecionando-se o maior número de informações relevantes ao tema estudado;
  • deverão conter uma introdução objetiva que justifique a importância do estudo, tendo ao final a proposição;
  • o capítulo revisão deverá ser exposto de maneira seqüencial mostrando o desenvolvimento de uma fase em particular de um determinado material ou técnica, etc;. Além disso, deverá ser apresentado em tópicos, de acordo com os aspectos abordados (por exemplo: propriedades físico/mecânicas, biológicas, educacionais, etc);
  • a discussão também deverá ser feita em forma de tópicos, incluindo, no final de cada tópico, uma opinião conclusiva dos autores a respeito do aspecto discutido;
  • as conclusões deverão ser apresentadas em forma de itens, claras, objetivas e de acordo com a proposição.

 

  1. 3. Relato de Casos  Clínicos e Experiências Exitosas:

 

A)    Estes deverão ser artigos que relatem casos ou experiências, explorando uma metodologia ou problemas através do exemplo. Os relatos de casos apresentam as características do indivíduo estudado, com indicação de sexo, idade e podem ser realizados em humanos ou animais, ressaltando sua importância na atuação prática e mostram caminhos, condutas e comportamentos para sua solução. Devem ter até 10 e 20 páginas com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

 

B)    As experiências exitosas correspondem aos projetos de extensão universitária que a Faculdade São José, á saber:

1-    Internato Rural - Essa nova modalidade de ensino está tornando a formação dos alunos do curso de Odontologia ainda mais completa, e com essa experiência os alunos dos últimos períodos ficam mais próximos da realidade brasileira ao atender pessoas das áreas rurais.  Os alunos aprendem a lidar com um novo tipo de realidade e, através da convivência com as pessoas no meio rural, facilitam a vida dos pacientes. O funcionamento do internato rural foi possível pela assinatura de convênio de cooperação técnico- científica entre a Faculdade e a  prefeitura de Friburgo.

Estágio de caráter obrigatório, o Internato Rural das FSJ propicia aos estudantes a vivência, de forma autônoma, da realidade bucal nos municípios.

O objetivo básico do Internato Rural é propiciar aos estudantes a oportunidade de melhor apreenderem as relações entre Odontologia e Sociedade pela vivencia no interior do estado do Rio de Janeiro, especificamente a região de, atuando nos serviços públicos de saúde desenvolvendo o  aprendizado clínico global (atendimento restaurador,preventivo e cirúrgico).

 

O princípio pedagógico em que se apóia o projeto é o mesmo que orientou o processo de desenvolvimento curricular da Faculdade de Odontologia das FSJ ou seja, vincular a docência aos Serviços Públicos de Atenção Médica em regiões do interior do estado. O grupo de professores responsáveis pelo IR procurou planejá-lo utilizando princípios pedagógicos que possibilitassem aos estudantes a conquista de competências e habilidades previstas nas DCN (Brasil, 2002), como capacidade de tomada de decisões, comunicação e liderança, entre outras.

 

As FSJ fornece supervisão didática pedagógica através de seus docentes. Os alunos atuam na rede de serviços odontológicos da saúde do município e as Prefeituras se comprometem a fornecer o alojamento, alimentação e transporte para os alunos, quando de sua visita aos postos de saúde na zona rural de Friburgo.´

 

2-Projeto Rondon- Coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O Projeto Rondon tem por objetivo:

  •  Contribuir para a formação do universitário como cidadão.
  •  Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País.
  •  Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
  •  Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

O decreto de criação do Projeto Rondon estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país. A Faculdade São José vem participando do Projeto Rondon desde 2008 em diversas operações.

É um trabalho de extensão que  oportuniza uma visão holística a quem participa,  pois nesse projeto estão inseridos estudo, pesquisa e prática, um tripé fundamental que estimula a produção de conhecimento, criatividade e interação com a realidade do mundo no qual estamos inseridos.

Através da aproximação entre universidades e comunidades, é estabelecido o intercâmbio entre saber científico e popular, aplicabilidade de conhecimentos teóricos em ações práticas, tendo como ferramentas facilitadoras, atividades que contribuem no contexto social, ambiental, cultural e econômico. Através dessas ações, objetiva-se a formação de profissionais mais críticos e humanísticos, mais bem preparados para desafios,  que ao se tornarem agentes multiplicadores possam, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento local.

Tendo como ponto de partida a realidade local, entendendo-se como realidade local os vários grupos que constituem a população, bem como suas histórias e espaço geográfico, a metodologia será fundamentada em uma relação dialógica entre os Rondonistas e a população, onde os primeiros apresentam as idéias e a população apresenta o conteúdo, para que em uma reflexão dialética, as atividades se concretizem.

No projeto Rondon vários cursos participam anualmente das ações, tais como: Ciências Biológicas, Pedagogia, Odontologia, Tecnologia em Sistemas de Informação e Turismo.

3-Projeto Micro-Escola e Cidadania- Este projeto visa proporcionar a comunidade  universitária atividades de extensão com a comunicação e a partilha dos conhecimentos técnico-cientificos do campo pedagógico construídos pelos acadêmicos – Extensão. Os cursos de Ciências Biológicas e Pedagogiaparticipam ativamente da vida comunitária. Esta participação comunitária deriva do conceito fundamental na gênese da Escola, que é formar profissionais competentes e habilitados para interagir com a comunidade nas questões de ordem educacional, no que tange a docência e os processos educativos a nível macro e micro nas esferas educacionais.

A atividade de campo na comunidade do entorno da Faculdade São José proporciona aprendizagem de competências e habilidades de análise do contexto social e econômico da região.  Percebendo a importância de indicar novos caminhos para a sua comunidade, entende a necessidade de possibilitar aos alunos de escolas da região, que se acham com  dificuldades na aprendizagem, reforço escolar para auxilia-los a  obter êxito nos anos em  que estão cursando.

O projeto Micro-Escola e Cidadania iniciou as atividades em 2011, atendendo a alunos do 1º ao 5º ano em todas as disciplinas, os alunos do 6º ao 9º ano na disciplina de ciências e os alunos do ensino médio na disciplina de biologia.


O Projeto é desenvolvido na faculdade pelos alunos dos cursos de Pedagogia e do curso de Licenciatura em Biologia com atividades de reforço sob a coordenação dos professores das disciplinas afins. O reforço será feito no horário contrário da aula do aluno.

A submissão dos trabalhos será on line no endereço:

https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/index

 

O (os) autor (es) deve (m) se cadastrar usando E - mail válido, respondendo de forma ágil às mensagens eletrônicas recebidas, podendo aí acompanhar o processo de avaliação. Os trabalhos enviados devem ser compostos de 10 a 20 páginas, redigidas em fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples. Variações para mais ou para menos serão analisadas pelo Conselho Editorial da Revista Ciência Atual. A configuração das páginas deve observar os seguintes parâmetros:

a) MARGENS: superior – 3 cm; inferior – 2 cm; esquerda – 3 cm; direita – 2 cm

b) TAMANHO: 210 x 297 mm (folha A4)

c) NUMERAÇÃO: a partir da segunda página (considerada a primeira), na margem superior direita

O título do trabalho deve ser escrito no topo da página, com apenas a primeira letra de cada palavra em maiúscula, salvo nos casos em que o uso de letra minúscula seja obrigatório. O subtítulo do trabalho deve ser escrito com todas as letras em minúscula, salvo nos casos em que o uso de letra maiúscula seja obrigatório (exemplo: “Governança Cooperativa: as funções estratégicas e executivas em cooperativas de crédito no Brasil”). Título e subtítulo do trabalho devem ser escritos na mesma linha, alinhados à direita, com fonte 16 e negrito.

O nome do autor deve figurar um espaço duplo depois do título do trabalho, alinhado à direita, com fonte 11 e negrito, seguido de asterisco que remeta para nota de rodapé que apresente a formação acadêmica do autor e suas principais atividades.

O sumário reproduz número e nome das seções e das subseções que compõem o trabalho. Deve posicionar-se um espaço duplo depois do nome do autor e apresentar número e nome das seções e das subseções que compõem o trabalho, até três níveis, alinhado à direita, a 6 cm da margem esquerda, com fonte 10 e itálico.

Devem vir acompanhados de ofício de encaminhamento contendo nome dos autores e endereço para correspondência, e-mail, telefone, fax e serem endereçados à revista.

 

 

2-    Orientação aos autores:

  • Os artigos são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
  • As referências bibliográficas e remissões deverão ser elaboradas de acordo com as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - 6023).
  • Deve-se  evitar  o  uso  de  iniciais, nome e número de registro de pacientes. O uso de qualquer designação em tabelas, figuras ou fotografias que identifique o  indivíduo não é permitido, a não ser que o paciente expresse seu consentimento por escrito.
  • Todos os textos deverão vir acompanhados de “Declaração de Responsabilidade” e “Transferência de Direitos Autorais”, assinados pelo(s) autor(es).
  • Avaliação por pares: os artigos recebidos serão protocolados na secretaria da revista e encaminhados ao editor científico para a triagem, avaliação preliminar e posterior distribuição ao Conselho Editorial e Consultores em conformidade com as áreas de atuação e especialização dos membros e o assunto tratado no artigo.
  • Só serão aceitos trabalhos com no máximo 6 autores.
  • Todos os artigos são submetidos à avaliação de dois consultores, em um processo duplo cego, que os analisam em relação aos seguintes aspectos: adequação do título ao conteúdo; estrutura da publicação; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia; clareza das informações; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista e pertinência a linha editorial da revista.
  • Os consultores preenchem o “formulário de parecer”, aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias.
  • Nesses casos, os artigos serão devolvidos ao(s) autor(es) para os ajustes e re-envio; e aos consultores para nova avaliação.
  • Em caso de recomendação de reformulação do artigo, o autor deverá fazer as modificações e enviar, junto com o artigo reformulado, uma carta ao parecerista informando, ponto por ponto, as modificações feitas.
  • O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es) e os artigos aprovados ficam disponíveis para publicação em ordem de protocolo. Não serão admitidos acréscimos ou modificações após a aprovação.

3- Página de Identificação

A página de identificação deverá conter as seguintes informações:

  •  título em português e inglês de forma clara e concisa;
  •  nome por extenso dos autores, (máximo de 6 autores), com destaque para o sobrenome e na ordem a ser    publicado, contendo nome do departamento e da instituição aos quais são afiliados;
  • trabalho baseado em dissertação ou tese, monografia, iniciação científica, com          indicação da instituição onde foi apresentado;
  • endereço principal para correspondência e e-mail do autor responsável pelo artigo.

 

4-    Os trabalhos devem obedecer à seguinte seqüência de apresentação:

 

FORMATO

  • Título: utilizar letra maiúscula e em negrito para o principal e negrito (maiúsculas / minúsculas) nos subtítulos.
  • Autores: Utilizar letras maiúsculas e minúsculas, todos em seguida, com números (não símbolos) em subscrito que indicarão (logo abaixo do rodapé) a filiação institucional.
  • Resumo / abstract: português/espanhol/inglês, com no máximo 750 palavras e acompanhado de no mínimo 03 (três) palavras chaves.
  • Introdução: Visão clara e concisa do problema, justificativa e objetivos.
  • Metodologia (materiais e métodos): descrições concisas e suficientes para a repetição do trabalho. No caso de técnicas já publicadas, as mesmas não deverão ser descritas, apenas citadas e referenciadas.
  • Resultados e Discussão: deverão conter tabelas e figuras (estritamente necessárias para a compreensão do texto), contidas nos mesmos e não no final. Todas as fotos serão publicadas em preto e branco, salvo por decisão contrária do Conselho Editorial. A numeração das figuras e tabelas deve obedecer às normas da ABNT.
  • Agradecimentos: quando houver fontes de financiamento.
  • Referências Bibliográficas: devem obedecer as normas da ABNT.


Especificações:

  • título em português e inglês; deve ser conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho. Não deve conter abreviaturas nome completo (nomes seguido(s) do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) e, no rodapé a indicação da Instituição a qual está vinculado, cargo e titulação; endereço  de contato.
  • resumo do trabalho em português em que fiquem claros a síntese dos propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho
  • palavras-chave - mínimo de 3 e máximo de 5 palavras- chave ou descritores do conteúdo do trabalho, apresentadas em português de acordo com o DeCS - Descritores em Ciências da Saúde da BIREME Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - URL: www.bireme.br
  • abstract - versão do resumo em inglês;
  • key words - palavras-chave em inglês, de acordo com DeCS;
  • artigo propriamente dito, de acordo com a estrutura recomendada para cada tipo de artigo, citados no item 1;
  • figuras (gráficos, desenhos, tabelas) devem ser enviadas no final do artigo, com indicação na margem do local de inserção no texto; serão aceitas fotografias em preto e branco ou coloridas;

5- Texto

O texto deverá apresentar introdução, desenvolvimento (material e método,resultado,

discussão), conclusão e referências.

 

Introdução: deverá apresentar claramente o assunto e o objetivo do estudo, citando

somente literatura relevante ao tema. Comparações mais detalhadas de trabalhos

prévios e conclusões do estudo deverão ser incluídas no capítulo“Discussão”.

 

Material e método: deverá ser apresentado com detalhes suficientes para confirmar

as observações, incluindo critérios para o controle das variáveis, padronização

do experimento, total das amostras e planejamento estatístico.

 

Resultado: o relato dos resultados deverá ser preciso e breve, seguindo a ordem

descrita no material e método. Os resultados deverão ser apresentados em forma de

tabelas ou gráficos. Descrever os resultados mais significativos validados pelos dados

e o valor de significância estabelecido, no caso de ter sido feita inferência.

 

Discussão: os resultados deverão ser discutidos em relação a achados relevantes

em confronto com os da literatura. Limitações na metodologia deverão ser indicadas,

bem como implicações em pesquisas futuras. Novas hipóteses e recomendações

clínicas ou sugestões poderão ser apresentadas.

 

Conclusão: deverá ser clara, concisa e responder aos objetivos do estudo.

Agradecimento: quando houver este item, deverá ser reservado para citação de pessoas e/ou instituições que tenham contribuído de forma relevante para a elaboração

da pesquisa. Quando houver apoio financeiro à pesquisa, dever-se-á agradecer à

agência financiadora, indicando o seu nome e número do processo.

 

Referências: Os trabalhos devem seguir as orientações e regras da ABNT.

 

6- Propriedade Intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC (ou BY).

 

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Revisão Sistemática da Literatura

Os artigos de revisão de literatura são trabalhos que apresentam sínteses atualizadas do conhecimento disponível sobre matérias das diversas áreas buscando esclarecer, organizar, normatizar, simplificar abordagens dos vários problemas que afetem o conhecimento humano sobre o homem e a natureza e sua inserção social e cultural. Tem por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas. Devem ter até 15 páginas com texto estruturado com introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

Relatos de Casos Clínicos e Experiências exitosas


  1. Estes deverão ser artigos que relatem casos ou experiências, explorando uma metodologia ou problemas através do exemplo. Os relatos de casos apresentam as características do indivíduo estudado, com indicação de sexo, idade e podem ser realizados em humanos ou animais, ressaltando sua importância na atuação prática e mostram caminhos, condutas e comportamentos para sua solução. Devem ter até 15 páginas com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

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