UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ENPEC - ANÁLISE DA IMERSÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NUMA PERSPECTIVA CTS.
AN ENPEC BIBLIOGRAPHIC ANALYSIS - ANALYSIS OF TECHNOLOGICAL IMMERSION IN THE TEACHING OF BIOLOGICAL SCIENCES FROM A STS PERSPECTIVE.
Resumo
A imersão tecnológica no ensino de ciências tem sido cada vez mais vista como uma importante ferramenta para melhorar a qualidade do ensino aprendizagem. Isso tem sido possível por meio de uma variedade de tecnologias que mitigam o aprendizado, como jogos, realidade aumentada, simulações, robótica, entre outros. Estas tecnologias permitem aos alunos explorarem o conteúdo de forma mais profunda e motivadora, desenvolvendo assim as suas competências científicas. Entretanto, o uso da tecnologia em contextos educacionais não se limita ao simples uso de tecnologias para explorar conteúdos, mas também deve ser considerada numa perspectiva mais ampla, como parte de uma abordagem CTS. O ensino de biologia com a abordagem CTS desafia os alunos a pensar criticamente sobre as consequências da aplicação de conhecimentos científicos na vida real, desenvolvendo um melhor entendimento da importância da biologia para a sociedade, bem como de seus impactos sociais e ambientais. Este estudo tem como objetivo investigar o panorama da pesquisa em Ensino de Biologia com enfoque da educação em ciências numa perspectiva CTS (Ciência- Tecnologia- Sociedade) por meio de um mapeamento das publicações dos anais do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). O que passa por mostrar como a educação CTS vem sendo abordada, estudada e discutida no ensino de ciências e acompanhar a imersão tecnológica como método de ensino da disciplina de Biologia. Buscando atender a este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados serão selecionados trabalhos publicados na linha temática “Alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS/CTSA”, nas edições de 2019 e 2021 do ENPEC.Palavras-chaves: educação tecnológica; educação CTS; ensino de ciências, tecnologia e sociedade (CTS).Downloads
Publicado
06-02-2025
Edição
Seção
Artigos
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