A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ESTÍMULO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS DO BRINCAR

PLAYFULNESS AS A COGNITIVE STIMULATION TOOL IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AN ANALYSIS OF THE BENEFITS OF PLAYING

Autores

  • Liliane Farinelle Moreira Formada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (FIS).
  • João Marcos Passos dos Santos Historiador e Pedagogo pelas Faculdades Integradas Simonsen (FIS). Especialista em História do Brasil, Social e Contemporânea (Faculdade Iguaçu); História da Guerra (UniFaveni); Revisão Textual e Normas da ABNT (IBRA). Integrante dos Núcleos de Pesquisa Sankofa (UFF) e Lupea (UFRJ). Tutor das Unidades Curriculares de TCC, História e Pedagogia EAD pelo Centro Universitário São José.
  • Marina de Freitas Garcia Doutora em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.
  • Claudia Celencina Carvalho de Miranda Doutora em Educação (UFRRJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade mostrar ao leitor tamanha a importância da brincadeira, de maneira especial durante o período da Educação Infantil. Esta pesquisa foi direcionada a compreensão de que a brincadeira não é somente um “passatempo” e sim uma grande fonte de desenvolvimento em todas as áreas, seja ela na parte cognitiva como também ajuda na aprendizagem. Foi feita uma pesquisa bibliográfica através de autores, como Craidy (2001), Oliveira (2000), Ischikanian (2012) e Piaget (1974), que vêm trazendo experiências que acrescentem à vida do docente maiores conhecimentos sobre a grande importância que a brincadeira possui para as crianças e seu desenvolvimento na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Liliane Farinelle Moreira, Formada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (FIS).

Formada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (FIS).

João Marcos Passos dos Santos, Historiador e Pedagogo pelas Faculdades Integradas Simonsen (FIS). Especialista em História do Brasil, Social e Contemporânea (Faculdade Iguaçu); História da Guerra (UniFaveni); Revisão Textual e Normas da ABNT (IBRA). Integrante dos Núcleos de Pesquisa Sankofa (UFF) e Lupea (UFRJ). Tutor das Unidades Curriculares de TCC, História e Pedagogia EAD pelo Centro Universitário São José.

Historiador e Pedagogo pelas Faculdades Integradas Simonsen (FIS). Especialista em História do Brasil, Social e Contemporânea (Faculdade Iguaçu); História da Guerra (UniFaveni); Revisão Textual e Normas da ABNT (IBRA). Integrante dos Núcleos de Pesquisa Sankofa (UFF) e Lupea (UFRJ). Tutor das Unidades Curriculares de TCC, História e Pedagogia EAD pelo Centro Universitário São José.

Marina de Freitas Garcia, Doutora em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Doutora em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Claudia Celencina Carvalho de Miranda, Doutora em Educação (UFRRJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Doutora em Educação (UFRRJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Downloads

Publicado

07-10-2024