A PSICOMOTRICIDADE SOB O OLHAR DOCENTE

PSYCHOMOTRICITY UNDER THE TEACHER'S VIEW

Autores

  • Jhúlia Orrana Maluf do Nascimento Centro Universitário São José
  • Débora Freitas da Silva Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Centro Universitário São José
  • Rosimeri Claudiano da Costa Centro Universitário São José

Resumo

Este estudo investiga a relevância da psicomotricidade no ensino de crianças nos primeiros anos de vida, analisando os recursos e a capacitação disponíveis para os professores da área. A pesquisa baseia-se em questionários aplicados a docentes, a fim de verificar como as instituições de ensino integram atividades de corpo e movimento em suas propostas pedagógicas e como isso influencia o desenvolvimento infantil. Os resultados mostram que, apesar de um investimento crescente das escolas em recursos psicomotores, ainda há uma carência significativa de formação contínua para os profissionais, o que limita o potencial dessas práticas no cotidiano escolar. A pesquisa também discute a necessidade de ações que promovam uma capacitação mais eficaz e duradoura, visando à implementação de estratégias psicomotoras que otimizem o desenvolvimento dos alunos.Palavras-chave: Psicomotricidade; Formação Continuada; Educação Infantil.

Biografia do Autor

Jhúlia Orrana Maluf do Nascimento, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Débora Freitas da Silva, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Centro Universitário São José

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Rosimeri Claudiano da Costa, Centro Universitário São José

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Professora Mestre em Letras e Ciências Humanas

Downloads

Publicado

24-09-2024