A RELAÇÃO EDUCADOR E BEBÊ: O QUANTO ISSO INFLUENCIA NO MOVIMENTO LIVRE E DESENVOLVIMENTO SADIO DA CRIANÇA A PARTIR DAS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS DE EMMI PIKLER E DAVID L. GALLAHUE
Resumo
O presente estudo aborda a relação educador e bebê e o quanto isso influencia no movimento livre e desenvolvimentosadio da criança a partir das fundamentações teóricas de Emmi Pikler e David L. Gallahue. Ademais, traçamos objetivosgerais e específicos que nortearam a nossa pesquisa, sendo eles: estudar e compreender os conceitos fundamentaisda abordagem de Emmi Pikler, incluindo vínculo afetivo, cuidados e movimento livre e associar a abordagem piklerianacom os conceitos de David L. Gallahue sobre estabilidade, locomoção e manipulação, qual proporcionam ao bebêfatores fundamentais ao seu desenvolvimento.Ademais, os autores e pesquisadores citados, contribuíram na elaboração das obras e artigos utilizados, comoreferencial para essa fundamentação. Quanto a metodologia utilizada, fizemos uma revisão bibliográfica dessesteóricos que trazem uma base sólida para compreendermos como a relação educador e bebê influência nodesenvolvimento saudável da criança. Através do método qualitativo, por meio de uma análise aprofundada de livrose artigos e através do olhar sensível dentro deste campo de conhecimento, recolhendo dados importantes parafundamentação da pesquisa. Notamos a importância de uma relação segura e afetuosa no desenvolvimento de bebêsde 0 a 2 anos. Diante disso, o brincar livre vai proporcionar a interação com o espaço, o meio em que vive e com ooutro, sendo-as extremamente importantes para o desenvolvimento da criança. Portanto, concluímos em nossapesquisa que a afetividade serve para sustentar as bases motoras, físicas e cognitivas do bebê, além de desenvolversegurança afetiva e autoestima, por meio de uma relação segura, recíproca e respeitosa entre adulto e bebê.Downloads
Publicado
10-09-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.