GESTÃO ATUARIAL E CIÊNCIA DE DADOS: PERSPECTIVA A PARTIR DA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA

Autores

  • Vinicius Cardoso Jacobs
  • Priscila Coelho da Silva

Resumo

A crescente disponibilização de dados, presenciada nas últimas décadas, aliada ao surgimento de novas tecnologias, tem sido aproveitada por diversas áreas de negócios, inclusive pela gestão atuarial. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a relação entre ciência de dados e gestão atuarial em previdência. Para isso, foi elaborado o referencial teórico e realizada uma entrevista com um gestor atuarial, com base nos temas: gestão em previdência, mudanças nos padrões de longevidade, aumento no volume de dados, habilidades necessárias para gestão, manipulação e extração de dados, tecnologia da informação, riscos operacionais e as premissas atuariais. Viu-se que a gestão previdenciária pode obter benefícios com a ciência de dados. Porém, o papel do atuário continua sendo fundamental devido à necessidade de análise humana em diversos aspectos da gestão. Palavras-chave: Gestão Atuarial, Previdência e Ciência de Dados.

Biografia do Autor

Vinicius Cardoso Jacobs

ESPECIALISTA EM GESTÃO ATUARIAL EM PREVIDÊNCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) E BACHAREL EM CIÊNCIAS ATUARIAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). (VINI_JACOBS@HOTMAIL.COM).

Priscila Coelho da Silva

MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E APOIO À DECISÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) E BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - ANÁLISE DE SISTEMAS, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS).

Downloads

Publicado

11-04-2023