Os Parâmetros Curriculares Nacionais no cenário das Políticas Públicas Educacionais Brasileiras. (The National Curriculum in Public Policy Educational scenario of Brazilian.)
Resumo
Os pressupostos ideológicos das políticas públicas educacionais influenciados no modelo neoliberal são fruto do cenário político brasileiro. Esse panorama gerou a elaboração de alguns documentos norteadores da educação brasileira. Assim, através de um caminho histórico do cenário educativo nacional, o presente artigo tem como objetivo colocar em discussão as divergências entre os documentos que regem a Educação Brasileira, refletindo na prática pedagógica, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Apesar de terem indicação de atenderem às ideologias dominantes, os Parâmetros Curriculares Nacionais caracterizam-se como uma proposta curricular bem estruturada para o desenvolvimento de práticas escolares carentes de parâmetros, principalmente em relação à temática Sexualidade. Ademais, constata-se que as políticas públicas educacionais brasileiras estão na direção das novas tendências educacionais mundiais pautadas na mudança do paradigma científico no qual a diversidade cultural está cada vez mais presente no mundo contemporâneo. Palavras-Chave: Políticas Públicas Educacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais, SexualidadeDownloads
Arquivos adicionais
Publicado
23-01-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.