Os Parâmetros Curriculares Nacionais no cenário das Políticas Públicas Educacionais Brasileiras. (The National Curriculum in Public Policy Educational scenario of Brazilian.)

Autores

  • Yeda M. A. Portela Faculdade São José

Resumo

Os pressupostos ideológicos das políticas públicas educacionais influenciados no modelo neoliberal são fruto do cenário político brasileiro. Esse panorama gerou a elaboração de alguns documentos norteadores da educação brasileira. Assim, através de um caminho histórico do cenário educativo nacional, o presente artigo tem como objetivo colocar em discussão as divergências entre os documentos que regem a Educação Brasileira, refletindo na prática pedagógica, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Apesar de terem indicação de atenderem às ideologias dominantes, os Parâmetros Curriculares Nacionais caracterizam-se como uma proposta curricular bem estruturada para o desenvolvimento de práticas escolares carentes de parâmetros, principalmente em relação à temática Sexualidade. Ademais, constata-se que as políticas públicas educacionais brasileiras estão na direção das novas tendências educacionais mundiais pautadas na mudança do paradigma científico no qual a diversidade cultural está cada vez mais presente no mundo contemporâneo. Palavras-Chave: Políticas Públicas Educacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Sexualidade

Biografia do Autor

Yeda M. A. Portela, Faculdade São José

Professora Mestre da Graduação e Pós-Graduação da Escola de Educação e Saúde das Faculdades SãoJosé; Psicóloga Clínica; Responsável pelo Setor de Psicologia do Hospital da Polícia Civil do Estado do Riode Janeiro; Instrutora da ACADEPOL; Doutoranda em Humanidades e Artes com menção a Ciência daEducação pela Universidade Nacional de Rosario (ARG); Membro da Sociedade Brasileira de SexualidadeHumana (SBRASH).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-01-2013