ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS NA VIDA DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Joilson Antônio Cardoso do Nascimento Centro Universitário São José
  • Tiago Farias Xavier da Silva Centro Universitário São José
  • Authomy Ferreira de Lima Neto Centro Universitário São José
  • Diomar Schoenal Centro Universitário São José
  • Lussandra Ribeiro Cesário Atadema Centro Universitário São José
  • Adriana Chaves Teixeira de Bessa Centro Universitário São José
  • Bianca Farias de Melo Aguiar Centro Universitário São José
  • Dejane Ferreira de Souza Centro Universitário São José
  • Franklin Raniery Lima da Silva Centro Universitário São José
  • Marcio da Silva Coutinho Centro Universitário São José

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta aproximadamente 1 a cada 110 nascidos de acordo com Centers of Disease Control and Prevention - Brasil. Pessoas com autismo são acometidas por déficits sociais e comportamentais associados a doença. Através do método revisão integrativa este artigo busca a relação da atividade física em pessoas com TEA, trata-se de evidenciar as respostas positivas dos variados exercícios encontrados, salientando os benefícios, através de uma síntese dos resultados da prática da atividade física em pessoas com TEA. Com objetivo de estimular essa prática orientada e supervisionada, por profissionais capacitados, como forma de amenizar os impactos deste transtorno na vida dos indivíduos com TEA e seus familiares. De acordo com estudos encontrados elucidou-se que a atividade física tem efeitos benéficos na vida das pessoas com TEA. Os artigos da revisão evidenciaram respostas positivas da atividade física na interação social e comportamental com as pessoas deste grupo. Sugerindo mais pesquisas controladas e randomizadas nesta temática.Palavras-Chave: Autismo, TEA, Exercício Físico, Atividade Física, Revisão Integrativa.

Biografia do Autor

Joilson Antônio Cardoso do Nascimento, Centro Universitário São José

Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias

Tiago Farias Xavier da Silva, Centro Universitário São José

Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias

Authomy Ferreira de Lima Neto, Centro Universitário São José

Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias

Diomar Schoenal, Centro Universitário São José

Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias

Lussandra Ribeiro Cesário Atadema, Centro Universitário São José

Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxia

Adriana Chaves Teixeira de Bessa, Centro Universitário São José

Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias

Bianca Farias de Melo Aguiar, Centro Universitário São José

Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias

Dejane Ferreira de Souza, Centro Universitário São José

Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias

Franklin Raniery Lima da Silva , Centro Universitário São José

Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias

Marcio da Silva Coutinho, Centro Universitário São José

Docente do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do Centro Universitário São José.e-mail: mcoutinho@saojose.br*

Downloads

Publicado

08-06-2021