A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO COM METODOLOGIAS ATIVAS: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Trata-se de uma pesquisa exploratória tipo revisão integrativa, que buscou investigar a utilização das Metodologias Ativas no curso de graduação de Enfermagem a partir das bases de dados: LILACS, BDENF e SCIELO, considerando o período de 2010 a 2017. A busca foi realizada utilizando-se os termos: metodologias ativas, graduação e enfermagem. As universidades e faculdades, tendo o estudante como papel ativo na construção e produção do seu conhecimento, predominam como espaço para implementação das ações, enquanto que os demais cenários são pouco desenvolvidos. Concluímos que as novas formas de trabalhar com o conhecimento no ensino superior procura romper com o modelo tradicional para ensinar, por meio das metodologias ativas, tais como: aprendizagem baseada em problemas, problematização, utilização de simulação e estudo de casos, que procuram reorganizar a forma de colocar o ensino teórico na prática. Palavra Chaves: Metodologias Ativas; Aprendizagem; Graduação; Enfermagem.Downloads
Publicado
12-02-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.