METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PARA ALÉM DA SALA DE AULA TRADICIONAL
Resumo
Estudar as metodologias ativas remete a práticas integralizadoras capazes de transpor os alunos do ambiente tradicional natural da sala de aula a um lugar de tomada de decisões, experimentações e conscientização de suas práticas. Elas devem ajudar os alunos, assim, a se tornarem sujeitos autônomos, educados para serem libertadores e libertos de qualquer sistema aprisionador. Assim, o presente estudo demonstra a importância de se usar metodologias ativas na construção de aulas dinâmicas, didáticas e devidamente instrutivas. A pesquisa analisa textos e dados que apontam desde a história da educação, numa brevíssima perspectiva, e dos seus métodos de ensino até raiz da prática escolar, como ela se configura e se estabelece nas salas de aula. Como resultado, percebe-se que num ambiente didático e dialético é que acontece o devido entendimento autônomo e a criação de espaços coletivos de troca de saberes. Portanto, escrever sobre as metodologias ativas no ambiente escolar é de ampla responsabilidade, pois cada sujeito aprende de uma ou várias formas, mas cabe ao professor regente analisar e contextualizar o que de fato agrega valor aos seus discente, nunca deixando de abrir mão de um olhar flexível para que não se perca a humanização do fazer pedagógico. Palavras-chave: Metodologias Ativas; Educação; Formação DocenteDownloads
Publicado
12-02-2019
Edição
Seção
Artigos
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