METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PARA ALÉM DA SALA DE AULA TRADICIONAL

Autores

  • Rita de Cassia Borges de Magalhães Amara Faculdade São José
  • Roberto Nunes Bittencourt Faculdade São José
  • Aline Sampaio Francisco Rosa Faculdade São José
  • Gabriela da Silva de Souza da Rocha Faculdade São José
  • Isadora Letícia Moreira da Costa Faculdade São José
  • Rafael Leal da Rocha Faculdade São José

Resumo

Estudar as metodologias ativas remete a práticas integralizadoras capazes de transpor os alunos do ambiente tradicional natural da sala de aula a um lugar de tomada de decisões, experimentações e conscientização de suas práticas. Elas devem ajudar os alunos, assim, a se tornarem sujeitos autônomos, educados para serem libertadores e libertos de qualquer sistema aprisionador. Assim, o presente estudo demonstra a importância de se usar metodologias ativas na construção de aulas dinâmicas, didáticas e devidamente instrutivas. A pesquisa analisa textos e dados que apontam desde a história da educação, numa brevíssima perspectiva, e dos seus métodos de ensino até raiz da prática escolar, como ela se configura e se estabelece nas salas de aula. Como resultado, percebe-se que num ambiente didático e dialético é que acontece o devido entendimento autônomo e a criação de espaços coletivos de troca de saberes. Portanto, escrever sobre as metodologias ativas no ambiente escolar é de ampla responsabilidade, pois cada sujeito aprende de uma ou várias formas, mas cabe ao professor regente analisar e contextualizar o que de fato agrega valor aos seus discente, nunca deixando de abrir mão de um olhar flexível para que não se perca a humanização do fazer pedagógico. Palavras-chave: Metodologias Ativas; Educação; Formação Docente

Biografia do Autor

Rita de Cassia Borges de Magalhães Amara, Faculdade São José

Doutora em Engenharia de Produção – UFRJ Assessora de Projetos Educacionais / Coordenadora Geral de Educação a Distância - FSJ

Roberto Nunes Bittencourt, Faculdade São José

Doutor em Letras Vernáculas – UFRJ Professor do curso de Pedagogia - FSJ

Aline Sampaio Francisco Rosa, Faculdade São José

Graduanda em Pedagogia - FSJ

Gabriela da Silva de Souza da Rocha, Faculdade São José

Graduanda em Pedagogia - FSJ

Isadora Letícia Moreira da Costa, Faculdade São José

Graduanda em Pedagogia - FSJ

Rafael Leal da Rocha, Faculdade São José

Graduanda em Pedagogia - FSJ

Downloads

Publicado

12-02-2019