O DESAFIO DA ESCOLHA DE NOVOS CAÇAS PARA A FORÇA AÉREA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP)

Autores

  • Marcos dos Santos Faculdade São José
  • Renato Santiago Quintal Faculdade São José
  • Sidmar Roberto Vieira Almeida Faculdade São José

Resumo

A Estratégia Nacional de Defesa prevê a independência nacional, alcançada pela capacitação tecnológica autônoma,inclusive nos estratégicos setores espacial, cibernético e nuclear. Dentre todas as preocupações a enfrentar nodesenvolvimento da Força Aérea Brasileira, a que inspira cuidados mais vivos e prementes é a maneira de substituiros atuais aviões de combate no intervalo entre 2015 e 2025, uma vez esgotada a possibilidade de prolongar-lhesa vida por modernização de seus sistemas de armas, de sua aviônica e de partes de sua estrutura e fuselagem.Depois de estudos exaustivos, após analisar dezenas de aeronaves no mercado internacional, a FAB elencou trêspossíveis aeronaves que atenderiam às necessidades da Força. Dentro deste escopo, a proposta deste artigo éaplicar o método Analytic Hierarchy Process (AHP) a fim de hierarquizar as referidas aeronaves.

Biografia do Autor

Marcos dos Santos, Faculdade São José

Doutorando em Engenharia de Produção (Modelagem no Apoio à Decisão) pela Universidade Federal Fluminense. Gerentede Projetos e Pesquisador no Centro de Análise de Sistemas Navais e Coordenador Geral do XVII Simpósio de Pesquisa Operacionale Logística da Marinha (SPOLM).

Renato Santiago Quintal, Faculdade São José

Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Especialistaem Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Especialista em Gerenciamentode Projetos (Fundação Getúlio Vargas). Membro do Corpo Editorial da Revista PAGMAR (ISSN 2318-1702). Chefe doDepartamento de Sistemas de Pagamento da Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM)

Sidmar Roberto Vieira Almeida, Faculdade São José

Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Especialistaem Gerenciamento Avançado em Finanças (Universidade Federal Fluminense). Professor da disciplina ContabilidadeIntermediária das Faculdades São José.

Downloads

Publicado

06-03-2015