Percepção dos moradores do entorno da APA do Morro do Cachambi, Jardim Sulacap, Rio de Janeiro (Perceptions of the residents of neighbor area of APA do Morro do Cachambi, Jardim Sulacap, Rio de Janeiro)

Autores

  • Isabelle da Rocha Silva Cordeiro Faculdade São José
  • Bruno Roberto Batista Tinoco Faculdade São José
  • Fernanda Avelino Capistrano da Silva Faculdade São José

Resumo

O conhecimento das pessoas sobre a preservação e proteção de áreas verdes tem grande importância na sua conservação. O estudo da percepção ambiental atua como um forte indicador sobre a interação da população local e estas áreas. Neste estudo, foram realizadas entrevistas com moradores de 10 ruas localizadas no entorno da APA do Morro do Cachambi. A estrutura do questionário, que possuia 10 questões, teve como objetivo captar as percepções individuais sobre o processo de reflorestamento da área, as melhorias introduzidas por este processo e se estes resolveram os problemas causados pelo desmatamento da área, tais como incêndios, inundações e deslizamentos de terra. Um total de 54 moradores foram entrevistados, sendo que 31 viviam em área de limite da APAMAC. A idade dos moradores variou 13-87 anos, e tempo de residência no local entre um ano e mais de 60 anos. Cerca de 83% dos entrevistados disseram saber que a área estava passando por um processo de reflorestamento e 98% reconheceram a iniciativa como algo benéfico para o bairro. No entanto, apenas 11% dos entrevistados participam / participaram de algum trabalho voluntário na região. A maioria dos entrevistados (83%) disse que há melhorias com reflorestamento, indicando uma melhora no ar, reduzindo inundações, deslizamentos de terra e incêndios. Finalmente, os entrevistados foram questionados se participariam de atividades de replantio e 67% dos participantes mostraram dispostos a participar de tais ações. Os dados acima mostram que os moradores estão conscientes da importância da área de conservação, mas alguns ainda não se sentem responsáveis para colaborar, direta ou indiretamente em ações para melhorar a área onde vivem. Assim, a educação ambiental é necessária para mostrar a eles que a responsabilidade é com o meio de todos e não apenas de alguns órgãos do governo. Palavras-Chave: Percepção ambiental, reflorestamento, unidades de conservação.

Biografia do Autor

Isabelle da Rocha Silva Cordeiro, Faculdade São José

Aluna de Graduação em Ciências Biológicas das Faculdades São José.

Bruno Roberto Batista Tinoco, Faculdade São José

Aluno de Graduação em Ciências Biológicas das Faculdades São José.

Fernanda Avelino Capistrano da Silva, Faculdade São José

Aluna de Graduação em Ciências Biológicas das Faculdades São José. Programa de Pós-Graduação emBiologia Animal – UFRRJ / Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia, Núcleo de Morfologiae Ultraestrutura de Vetores / Laboratório de Entomologia – UFRJ.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-01-2013