A Importância da Contabilidade Gerencial na Tomada de Decisões Estratégicas em Pequenas Empresas

Autores

  • Anderson Barbosa de Freitas Graduando em Ciências Contábeis, Centro Universitário São José.
  • Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro Professora Centro Universitário São José; Doutora em Gestão e Tecnologia Industrial - SENAI CIMATEC.

Resumo

Este trabalho investigou a importância da contabilidade gerencial na tomada de decisões estratégicas em pequenas empresas, destacando as principais dificuldades enfrentadas por esses empreendimentos na adoção de informações contábeis gerenciais. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi análise de estudos de caso, utilizando a técnica análise de conteúdo. Identificou-se obstáculos tais como: a falta de capacitação dos gestores, ausência de controle financeiro, e baixa integração entre contador e empresário. No estudo, captou-se propostas para superar essas barreiras, com implantação do fluxo de caixa, a gestão de estoques, uso de demonstrações financeiras, capacitação dos gestores, controle de custos, integração com o contador e adoção de tecnologias acessíveis. Os resultados confirmaram a hipótese inicial: a contabilidade gerencial é fundamental para melhorar a eficiência da gestão e contribuir com a sustentabilidade e o crescimento das pequenas empresas. A pesquisa alcançou seus objetivos ao demonstrar com embasamento teórico a relevância dessa ferramenta gerencial.

Biografia do Autor

Anderson Barbosa de Freitas, Graduando em Ciências Contábeis, Centro Universitário São José.

Graduando em Ciências Contábeis, Centro Universitário São José.

Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro , Professora Centro Universitário São José; Doutora em Gestão e Tecnologia Industrial - SENAI CIMATEC.

Professora Centro Universitário São José; Doutora em Gestão e Tecnologia Industrial - SENAI CIMATEC.

Downloads

Publicado

03-12-2025