FILMES DE ANIMAÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
A Educação Ambiental é um tema amplamente abordado na atualidade. Entretanto, o ensino desta ainda se mantém no modelo padrão de sala de aula, por conta de muitos profissionais da educação não saberem aplicar o conteúdo de maneira lúdica, utilizando-se de metodologias ativas. Portanto, o objetivo deste trabalho é provar que filmes de animação podem ser utilizados para tal, baseando-se em uma lista de animações que aplicam o tema, bem como em outros trabalhos que utilizam métodos diferentes de ensino lúdico, além do cinema. Para a fundamentação teórica, foram pesquisados artigos e conteúdos acerca do tema nos sites SciELO, Science Direct, Google Acadêmico e YouTube. Para trazer alguns dos trabalhos que utilizam metodologias ativas, a pesquisa foi feita com base em suas aparições na mídia. E a lista de animações foi feita com base nos filmes produzidos pelas empresas DreamWorks e Illumination. Como conclusão, foi percebido que a utilização de filmes de animação pode ser uma estratégia eficaz que torna o ensino mais dinâmico e, consequentemente, torna o aprendizado melhor.Downloads
Publicado
30-10-2025
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.