FILMES DE ANIMAÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Gustavo Gil de Sá da Costa Graduando do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Jose.
  • Thiago de Ávila Medeiros Prof. Me. em Ensino de Ciências e Docente do Centro Universitário São José

Resumo

A Educação Ambiental é um tema amplamente abordado na atualidade. Entretanto, o ensino desta ainda se mantém no modelo padrão de sala de aula, por conta de muitos profissionais da educação não saberem aplicar o conteúdo de maneira lúdica, utilizando-se de metodologias ativas. Portanto, o objetivo deste trabalho é provar que filmes de animação podem ser utilizados para tal, baseando-se em uma lista de animações que aplicam o tema, bem como em outros trabalhos que utilizam métodos diferentes de ensino lúdico, além do cinema. Para a fundamentação teórica, foram pesquisados artigos e conteúdos acerca do tema nos sites SciELO, Science Direct, Google Acadêmico e YouTube. Para trazer alguns dos trabalhos que utilizam metodologias ativas, a pesquisa foi feita com base em suas aparições na mídia. E a lista de animações foi feita com base nos filmes produzidos pelas empresas DreamWorks e Illumination. Como conclusão, foi percebido que a utilização de filmes de animação pode ser uma estratégia eficaz que torna o ensino mais dinâmico e, consequentemente, torna o aprendizado melhor.

Biografia do Autor

Gustavo Gil de Sá da Costa, Graduando do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Jose.

Graduando do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Jose.

Thiago de Ávila Medeiros, Prof. Me. em Ensino de Ciências e Docente do Centro Universitário São José

Prof. Me. em Ensino de Ciências e Docente do Centro Universitário São José

Downloads

Publicado

30-10-2025