JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar de que forma o uso de jogos e brincadeiras pode contribuir para o processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se em autores como Vygotsky, Kishimoto, Ferreiro e Teberosky e Soares, que destacam a importância do lúdico como instrumento de mediação no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de um questionário online a professores alfabetizadores. Os dados coletados revelaram que a maioria dos docentes reconhece o valor pedagógico das práticas lúdicas, observando melhorias no desempenho cognitivo, emocional e social dos alunos. No entanto, também foram identificadas lacunas relacionadas à formação docente e ao suporte institucional. Os resultados apontam que, quando bem planejados, jogos e brincadeiras tornam-se recursos eficazes para uma alfabetização mais significativa, inclusiva e contextualizada.Downloads
Publicado
13-10-2025
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.