JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Josaele Carvalho Mello Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.
  • Michele José dos Santos Lobo Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar de que forma o uso de jogos e brincadeiras pode contribuir para o processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se em autores como Vygotsky, Kishimoto, Ferreiro e Teberosky e Soares, que destacam a importância do lúdico como instrumento de mediação no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de um questionário online a professores alfabetizadores. Os dados coletados revelaram que a maioria dos docentes reconhece o valor pedagógico das práticas lúdicas, observando melhorias no desempenho cognitivo, emocional e social dos alunos. No entanto, também foram identificadas lacunas relacionadas à formação docente e ao suporte institucional. Os resultados apontam que, quando bem planejados, jogos e brincadeiras tornam-se recursos eficazes para uma alfabetização mais significativa, inclusiva e contextualizada.

Biografia do Autor

Josaele Carvalho Mello, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Michele José dos Santos Lobo, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Downloads

Publicado

13-10-2025