OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO PÓS PANDEMIA

Autores

  • Dryeli Yasmin de Santana de Mattos Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José
  • Marcio da Silva Meira Caldas Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Resumo

Este artigo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa adota abordagem mista, com revisão bibliográfica, aplicação de questionário estruturado e entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação da rede pública. Os resultados indicam defasagens significativas no desenvolvimento da leitura e escrita, com destaque para a desmotivação, baixa concentração dos alunos e desafios no uso das tecnologias por professores e famílias. Constatou-se que, mesmo após o retorno às aulas presenciais, os efeitos da pandemia permanecem visíveis. As principais estratégias adotadas para mitigar essas dificuldades envolvem atividades diferenciadas, uso pedagógico das tecnologias e necessidade de formação continuada docente. Conclui-se que a superação das lacunas requer políticas educacionais eficazes, valorização dos profissionais e fortalecimento da relação escola-família.

Biografia do Autor

Dryeli Yasmin de Santana de Mattos, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Marcio da Silva Meira Caldas, Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Downloads

Publicado

13-10-2025