OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO PÓS PANDEMIA
Resumo
Este artigo analisa os impactos da pandemia da Covid-19 no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa adota abordagem mista, com revisão bibliográfica, aplicação de questionário estruturado e entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação da rede pública. Os resultados indicam defasagens significativas no desenvolvimento da leitura e escrita, com destaque para a desmotivação, baixa concentração dos alunos e desafios no uso das tecnologias por professores e famílias. Constatou-se que, mesmo após o retorno às aulas presenciais, os efeitos da pandemia permanecem visíveis. As principais estratégias adotadas para mitigar essas dificuldades envolvem atividades diferenciadas, uso pedagógico das tecnologias e necessidade de formação continuada docente. Conclui-se que a superação das lacunas requer políticas educacionais eficazes, valorização dos profissionais e fortalecimento da relação escola-família.Downloads
Publicado
13-10-2025
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.