ESTRATÉGIAS DA GESTÃO ESCOLAR PARA QUE NÃO HAJA EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Joyce Almeida Morais da Silva Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José
  • Suelen Fernandes Gomes Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a gestão escolar pode atuar estrategicamente para combater a evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio de um estudo de caso realizado na Escola Municipal, localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, utilizou-se uma abordagem qualitativa com aplicação de entrevistas semiestruturadas a alunos, professores e gestores, além de análise documental e observação participante. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Paulo Freire, Heloísa Lück, Ilma Veiga e Luciana Fuck, que discutem a importância de uma educação libertadora, dialógica e centrada no educando, bem como práticas de gestão participativa voltadas à inclusão e permanência escolar. As entrevistas revelaram motivações, obstáculos e expectativas vivenciadas pelos educandos da EJA. As práticas pedagógicas e administrativas observadas demonstraram alinhamento com os princípios freireanos e com os preceitos de gestão humanizada, sendo a busca ativa, o acolhimento e a flexibilização pedagógica estratégias fundamentais para a permanência. Apesar de limitações, como ausência de profissionais específicos no turno da noite e dificuldades de comunicação com os alunos, a pesquisa reforça que uma gestão consciente e sensível às realidades dos educandos é essencial na construção de um ambiente escolar significativo, inclusivo e emancipador.

Biografia do Autor

Joyce Almeida Morais da Silva , Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Suelen Fernandes Gomes, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Downloads

Publicado

13-10-2025