ESTRATÉGIAS DA GESTÃO ESCOLAR PARA QUE NÃO HAJA EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a gestão escolar pode atuar estrategicamente para combater a evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio de um estudo de caso realizado na Escola Municipal, localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, utilizou-se uma abordagem qualitativa com aplicação de entrevistas semiestruturadas a alunos, professores e gestores, além de análise documental e observação participante. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Paulo Freire, Heloísa Lück, Ilma Veiga e Luciana Fuck, que discutem a importância de uma educação libertadora, dialógica e centrada no educando, bem como práticas de gestão participativa voltadas à inclusão e permanência escolar. As entrevistas revelaram motivações, obstáculos e expectativas vivenciadas pelos educandos da EJA. As práticas pedagógicas e administrativas observadas demonstraram alinhamento com os princípios freireanos e com os preceitos de gestão humanizada, sendo a busca ativa, o acolhimento e a flexibilização pedagógica estratégias fundamentais para a permanência. Apesar de limitações, como ausência de profissionais específicos no turno da noite e dificuldades de comunicação com os alunos, a pesquisa reforça que uma gestão consciente e sensível às realidades dos educandos é essencial na construção de um ambiente escolar significativo, inclusivo e emancipador.Downloads
Publicado
13-10-2025
Edição
Seção
Artigos
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