ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO INÍCIO DA VIDA ESCOLAR.

Autores

  • Giovanna Mapelli Cabral Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José
  • Jaquelyne Almeida Morais da Silva Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Resumo

Este estudo aborda o processo de alfabetização e letramento no contexto do primeiro ano do ensino fundamental, investigando os impactos do uso excessivo das redes sociais no desenvolvimento das crianças. A questão-problema que orienta esta pesquisa é: até que ponto o uso excessivo das redes sociais interfere no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento? Parte-se da hipótese de que o excesso de estímulos digitais e a ausência de acompanhamento familiar comprometem a atenção, a motivação e a concentração dos alunos, prejudicando a aprendizagem da leitura e da escrita. O objetivo geral consiste em investigar estratégias pedagógicas eficazes que possam ser adotadas pelos professores alfabetizadores para superar esses desafios. Como objetivos específicos, destacam-se: definir os conceitos de alfabetização e letramento; identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes; e descrever metodologias e práticas capazes de mitigar os impactos negativos das redes sociais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário estruturado em formato digital (Google Forms), dirigido a professores alfabetizadores da rede pública e privada. A análise dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A fundamentação teórica baseia-se em autores como Soares (2011), Ferreiro (2017), Kishimoto (2011), Smith e Strick (2001), entre outros. Os resultados indicam que estratégias como o uso da ludicidade e do método fônico, aliadas ao fortalecimento da relação escola-família, são eficazes na promoção de um processo de alfabetização mais significativo e contextualizado.

Biografia do Autor

Giovanna Mapelli Cabral, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Jaquelyne Almeida Morais da Silva, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

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Publicado

13-10-2025