ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO INÍCIO DA VIDA ESCOLAR.
Resumo
Este estudo aborda o processo de alfabetização e letramento no contexto do primeiro ano do ensino fundamental, investigando os impactos do uso excessivo das redes sociais no desenvolvimento das crianças. A questão-problema que orienta esta pesquisa é: até que ponto o uso excessivo das redes sociais interfere no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento? Parte-se da hipótese de que o excesso de estímulos digitais e a ausência de acompanhamento familiar comprometem a atenção, a motivação e a concentração dos alunos, prejudicando a aprendizagem da leitura e da escrita. O objetivo geral consiste em investigar estratégias pedagógicas eficazes que possam ser adotadas pelos professores alfabetizadores para superar esses desafios. Como objetivos específicos, destacam-se: definir os conceitos de alfabetização e letramento; identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes; e descrever metodologias e práticas capazes de mitigar os impactos negativos das redes sociais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário estruturado em formato digital (Google Forms), dirigido a professores alfabetizadores da rede pública e privada. A análise dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A fundamentação teórica baseia-se em autores como Soares (2011), Ferreiro (2017), Kishimoto (2011), Smith e Strick (2001), entre outros. Os resultados indicam que estratégias como o uso da ludicidade e do método fônico, aliadas ao fortalecimento da relação escola-família, são eficazes na promoção de um processo de alfabetização mais significativo e contextualizado.Downloads
Publicado
13-10-2025
Edição
Seção
Artigos
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