UM JOGO COMO ESTRATÉGIA PARA ABORDAR EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
O texto aborda os desafios no ensino de Ciências e Biologia, especialmente quando se trata de educação sexual nas escolas, destacando a dificuldade de aprendizado enraizado no modelo de educação tradicional. Nele, defende-se a aplicação de metodologias ativas, como os jogos e brincadeiras, que promovem a interação e o aprendizado lúdico, em concordância com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal é demonstrar como essas atividades lúdicas podem ser ferramentas facilitadoras, sobretudo quando o jogo é elaborado didaticamente em torno do assunto tratado e usando como referência o jogo “perfil” do fabricante ®Grow. A metodologia inclui análise de dados e referenciais teóricos, como o de Vieira et al., 2021, que aponta o início da atividade sexual precoce entre os adolescentes, e a queda no uso de preservativos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Além de citar a importância na efetividade de políticas públicas entre saúde e escola, como o Programa Saúde na Escola (PSE). Desta forma, o trabalho nos traz a percepção de como os jogos, quando aplicados de maneira didática, contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades, autonomia e construção de conhecimento, além de ser fundamental para ensiná-los a como lidar com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidez precoce.Downloads
Publicado
10-10-2025
Edição
Seção
Artigos
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