A INFLUÊNCIA DA ATITUDE DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente artigo aborda a influência da atitude docente na construção da autoestima dos alunos da educação básica, em que foi apresentado como o professor influencia na formação do aluno, no tocante à aprendizagem e autoestima, de forma positiva ou negativa. O objetivo geral desse estudo é refletir sobre a atitude docente e seus efeitos na construção da autoestima dos alunos. E os objetivos específicos são: entender como a atitude docente desenvolve habilidades, comportamentos, interesses e atitudes nos discentes e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar; compreender a influência da atitude do professor na qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos formada pelos hábitos advindos da conduta docente sobre os discentes; investigar se a influência do professor impacta na formação dos alunos, através de uma pesquisa com professores e com o público em geral. A metodologia deste artigo foi uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e, como instrumento de coleta de dados, dois questionários foram utilizados na pesquisa, a fim de coletar dados quantitativos e qualitativos de uma amostragem de participantes e, então, constatar e validar as estruturas teóricas apresentadas. A fundamentação teórica é composta pelos autores Augusto Cury (2003), Isilda Campaner Palangana (2015) e Marta Kohl de Oliveira (1992). As principais conclusões foram que o professor influencia através de sua conduta, expressa pelo tratamento dado ao ensino e ao aluno por suas ações e palavras, e sua influência impacta na formação do estudante, no tocante à aprendizagem e autoestima, em que os aspectos que demonstram o impacto dessa influência são o desempenho, os interesses, o comportamento e a memória.Downloads
Publicado
10-10-2025
Edição
Seção
Artigos
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