AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA SOB UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONAL

Autores

  • Débora Gonçalves Coelho Maria Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional com Integração em Neurociências do Centro Universitário São José.
  • Victor Ramos da Silva Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo principal estudar o papel da avaliação psicopedagógica clínica em relação às dificuldades de aprendizagem apresentadas, através do estudo de caso de uma aprendente, do sexo feminino, de 6 anos, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular, situada no município de Rio de Janeiro. Esse estudo foi embasado no processo de aprendizagem da aprendente, através de uma perspectiva sociointeracionista, enfatizando a importância da interação social e cultural no desenvolvimento humano e da aprendizagem. Lançou-se mão como base teórica de autores como Weiss (2008), Sampaio (2024), Sato (2022) , entre outros. A metodologia do artigo escolhida foi o estudo de caso, no qual foram obtidos resultados a partir de atendimentos de sessões de avaliação psicopedagógica, de 18 de junho de 2025 e 16 de agosto de 2025, com 8 encontros presenciais com: aprendente, família e escola. Os encontros tiveram como recursos os seguintes instrumentos de avaliação: Entrevista/anamnese com os pais, entrevista com o professor, Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem (EOCA), sessão lúdica, atividade de Psicodrama: Inversão de Papéis, Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para Alfabetização (IAR), verificação de atividades pedagógicas, Provas Projetivas: Par Educativo e Fazendo Aquilo Que Mais Gosta, avaliação de Leitura, Escrita e Consciência Fonológica, aplicação do SNAP-IV para investigação acerca de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), atividades pedagógicas de Matemática envolvendo operações simples de adição e subtração, lateralidade, figuras geométricas e formas e visita à escola da aprendente para entrevista com a Coordenadora Pedagógica e professora da aprendente. Esta pesquisa visa apresentar as contribuições da avaliação psicopedagógica na hipótese diagnóstica com informações importantes, para planos de intervenções psicopedagógicas, orientações à família, à escola e encaminhamentos aos profissionais, que atuam de forma multidisciplinar, para contribuição do progresso acadêmico da aprendente.

Biografia do Autor

Débora Gonçalves Coelho Maria, Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional com Integração em Neurociências do Centro Universitário São José.

Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional com Integração em Neurociências do Centro Universitário São José.

Victor Ramos da Silva, Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

26-09-2025