ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O COMBATE AO BULLYING NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jéssica Barroso de Paiva da Rocha Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.
  • Márcia Aparecida da Silva Oliveira Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.
  • Victor Ramos da Silva Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSãoJosé bem como da licenciatura em Pedagogia.

Resumo

O bullying é um fenômeno que afeta a realidade escolar de forma negativa, causando impactos emocionais significativos em alunos e professores. Trata-se de práticas de intimidação sistemática às vulnerabilidades. A pesquisa se fundamenta em trabalhos como os de Silva (2015), por apresentar o objeto da investigação; a PNEEPI (2015), por garantir instrumentos para o acompanhamento das diversidades e a LBI (2018) por favorecer o trabalho pedagógico inclusivo. Adicionalmente, foi desenvolvida coleta de dados com familiar de uma criança de 10 anos de idade afetada pelo bullying e acompanhada, de forma empírica, pelas pesquisadoras ao longo de um ano, assim como também foi entrevistada a equipe de gestão da unidade escolar. A análise qualitativa das entrevistas, dos dados levantados e o confronto com os fundamentos teóricos garantiu confirmar sobre a necessidade de práticas pedagógicas mais efetivas pautadas em toda a ciência basilar.

Biografia do Autor

Jéssica Barroso de Paiva da Rocha , Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Márcia Aparecida da Silva Oliveira, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Victor Ramos da Silva , Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSãoJosé bem como da licenciatura em Pedagogia.

Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSãoJosé bem como da licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

12-08-2025