ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O COMBATE AO BULLYING NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O bullying é um fenômeno que afeta a realidade escolar de forma negativa, causando impactos emocionais significativos em alunos e professores. Trata-se de práticas de intimidação sistemática às vulnerabilidades. A pesquisa se fundamenta em trabalhos como os de Silva (2015), por apresentar o objeto da investigação; a PNEEPI (2015), por garantir instrumentos para o acompanhamento das diversidades e a LBI (2018) por favorecer o trabalho pedagógico inclusivo. Adicionalmente, foi desenvolvida coleta de dados com familiar de uma criança de 10 anos de idade afetada pelo bullying e acompanhada, de forma empírica, pelas pesquisadoras ao longo de um ano, assim como também foi entrevistada a equipe de gestão da unidade escolar. A análise qualitativa das entrevistas, dos dados levantados e o confronto com os fundamentos teóricos garantiu confirmar sobre a necessidade de práticas pedagógicas mais efetivas pautadas em toda a ciência basilar.Downloads
Publicado
12-08-2025
Edição
Seção
Artigos
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