Promoção de saúde sobre a ótica das ações: Experiência do Projeto Rondon (Health promotion under the perspective of actions: Project Rondon Experience )

Autores

  • Armando Hayassy Faculdade São José
  • Renan Machado Salgado Faculdade São José

Resumo

A promoção de saúde é um movimento amplo em busca de qualidade de vida das pessoas, onde os fatores sociais, econômicos e psicológicos é que irão determinar o binômio saúde-doença, não estando estes condicionados aos serviços médicos ou medidas eficientes de saúde pública. As ações de promoção de saúde consideradas como uma nova saúde pública não tem apenas o serviço médico como atividade de saúde; estão presentes na escola, no local de trabalho, no comércio e na indústria. Essas ações se efetivam através de cinco áreas que mutuamente contribuem para a melhoria da saúde da população. Estas incluem: educação em saúde, intervenções clínicas, políticas públicas de saúde, organização das comunidades em prol da aquisição de práticas saudáveis e a criação de ambientes favoráveis à saúde. O presente trabalho tem por objetivo, descrever a promoção de saúde sob a ótica das ações, relatando a experiência vivida durante a operação do Projeto Rondon em Silvanópolis –TO. Foi possível vivenciar as principais diretrizes, que rege a prática de promoção de saúde, e suas aplicabilidades na sociedade, a experiência vivida na operação do Projeto Rondon, em Silvanópolis – TO, proporcionou aos alunos observar na prática a importância do conhecimento da Promoção de saúde Bucal baseada em ações, que envolvem vários setores como educação, esporte, laser, saneamento básico, políticas públicas, hábitos saudáveis entre outros e que todos os segmentos da sociedade devem estar engajados para colocarem em prática as ações com responsabilidade e competência. Palavras-Chave: Promoção de Saúde, Extensão Universitária, Saúde Bucal.

Biografia do Autor

Armando Hayassy, Faculdade São José

Graduado em odontologia pela UERJ, mestrado em saúde coletiva pela UFF, Mestrado em Clínica odontológica pala UFF, Doutorado em Saúde Coletiva pela UFF. Diretor Geral de Ensino da Faculdade São José

Renan Machado Salgado, Faculdade São José

Aluno de Graduação de Odontologia da FSJ

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-01-2013