O PAPEL DA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA A PREVENÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades |Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de
  • Victor Ramos da Silva Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Resumo

O artigo analisa a atuação do psicopedagogo institucional no ambiente escolar, com foco na avaliação psicopedagógica e nas ações preventivas para superar dificuldades de aprendizagem e minimizar o fracasso escolar. O estudo tem como objetivo compreender o papel desse profissional na mediação de práticas pedagógicas inclusivas e no desenvolvimento de estratégias interventivas para transtornos como dislexia, discalculia e TDAH. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica de caráter exploratório, embasada em obras de referência e dados institucionais. Como resultados, destaca-se a importância da avaliação psicopedagógica, utilizando instrumentos como entrevistas, testes projetivos e observações, para identificar dificuldades e propor intervenções adequadas. Além disso, estratégias preventivas, como oficinas pedagógicas para professores, mediação de conflitos e adaptação curricular, mostraram-se eficazes para promover a inclusão e o sucesso escolar. Conclui-se que o psicopedagogo desempenha um papel essencial na superação das barreiras de aprendizagem, contribuindo para a construção de um ambiente educacional inclusivo e para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Estudos futuros são recomendados para aprofundar a integração de tecnologias e políticas públicas que potencializem essa prática.

Biografia do Autor

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades |Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades|Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José. 

Victor Ramos da Silva , Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

15-07-2025