NEUROPSICOPEDAGOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE TEORIA, FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS

Autores

  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.
  • Victor Ramos da Silva Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Resumo

Este artigo aborda a Neuropsicopedagogia como uma ciência transdisciplinar que integra conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia para compreender e intervir nos processos de aprendizagem, com foco na inclusão e equidade educacional. O objetivo é explorar os fundamentos teóricos, estratégias de intervenção e aplicações práticas dessa área, enfatizando sua relevância no contexto educacional contemporâneo. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica qualitativa, analisando obras acadêmicas, artigos científicos e documentos institucionais. Os resultados destacam os pilares da Neuropsicopedagogia – cognição, emoção e aprendizagem – e sua aplicação em práticas de avaliação e intervenção personalizadas, voltadas para a superação de dificuldades de aprendizagem e a promoção da educação inclusiva. Tais práticas têm o potencial de criar ambientes escolares mais acolhedores e democráticos, onde todos os alunos possam desenvolver autonomia e senso de pertencimento. Conclui-se que a Neuropsicopedagogia é essencial para transformar a realidade educacional e sugere-se a continuidade de estudos que ampliem suas aplicações práticas, especialmente no uso de tecnologias educacionais inclusivas.

Biografia do Autor

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Victor Ramos da Silva, Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Licenciado em Letras e Pedagogia; Mestre em Psicolinguística; Especialista em Psicologia, Psicopedagogia e Gestão; Doutorando em Neurociência da Linguagem. Atua como coordenador da especialização em Psicopedagogia e Neurociências da UniSão José bem como da licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

15-07-2025