FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS E LACUNAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Resumo
Este estudo analisa a formação oferecida pelos cursos de Pedagogia para preparar futuros docentes para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade essencial para a inclusão educacional e social. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 32 estudantes de Pedagogia do Centro Universitário São José, distribuídos entre o 1º e o 8º períodos. Os resultados revelaram lacunas significativas na formação voltada à EJA, especialmente no que tange à ausência de disciplinas específicas e ao direcionamento das atividades práticas para essa modalidade. A análise dialoga com a fundamentação teórica, indicando que os currículos de Pedagogia frequentemente negligenciam as particularidades da EJA, corroborando críticas de autores como Paulo Freire e Maria da Glória Gohn. Entre as competências apontadas como essenciais, destacam-se a comunicação empática, o conhecimento das realidades socioculturais dos educandos e a capacidade de planejar práticas pedagógicas inclusivas. Este estudo conclui que a formação docente para a EJA necessita de maior atenção e robustez nos currículos, a fim de alinhar a teoria à prática e assegurar uma educação mais equitativa e inclusiva.Downloads
Publicado
15-07-2025
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.