FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS E LACUNAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

Autores

  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades |Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Resumo

Este estudo analisa a formação oferecida pelos cursos de Pedagogia para preparar futuros docentes para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade essencial para a inclusão educacional e social. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 32 estudantes de Pedagogia do Centro Universitário São José, distribuídos entre o 1º e o 8º períodos. Os resultados revelaram lacunas significativas na formação voltada à EJA, especialmente no que tange à ausência de disciplinas específicas e ao direcionamento das atividades práticas para essa modalidade. A análise dialoga com a fundamentação teórica, indicando que os currículos de Pedagogia frequentemente negligenciam as particularidades da EJA, corroborando críticas de autores como Paulo Freire e Maria da Glória Gohn. Entre as competências apontadas como essenciais, destacam-se a comunicação empática, o conhecimento das realidades socioculturais dos educandos e a capacidade de planejar práticas pedagógicas inclusivas. Este estudo conclui que a formação docente para a EJA necessita de maior atenção e robustez nos currículos, a fim de alinhar a teoria à prática e assegurar uma educação mais equitativa e inclusiva.

Biografia do Autor

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades |Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1990); Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades|Integradas Simonsen (1998); Mestre em Educação pela UERJ (1995); Gestora Aposentada da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José.

Downloads

Publicado

15-07-2025