METODOLOGIA DE ENSINO DO FUTEBOL NO ENSINO MÉDIO.
Resumo
No âmbito escolar, o jogo possui o papel de integrar os alunos e desenvolver, além da percepção corporal, aspectos comportamentais, como a criação de uma sinergia da equipe. Nesse sentido, a presente pesquisa pretende investigar a importância do futebol no ensino escolar. A iniciação esportiva tem sido tradicionalmente considerada a base da aprendizagem de habilidades esportivas, motivo pelo qual é um objetivo essencial de qualquer programa de educação esportiva, para isso é necessário desenvolver habilidades, técnicas e táticas em atletas com base nos fundamentos de cada disciplina. O futebol busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. Desta forma, o objetivo geral desse trabalho é discutir metodologia de ensino do futebol no ensino médio. A pesquisa foi bibliográfica e exploratória. O contato com artigos publicados em revistas de caráter científico sobre o assunto, dissertações na área e autores que abordam o tema escolhido neste trabalho, forneceu embasamento para a reflexão acadêmica e para atingir os objetivos pretendidos. Concluiu-se que estimular a prática esportiva na escola contribui com a solução de problemas importantes existentes na sociedade, como o sedentarismo, a obesidade e a individualidade.Downloads
Publicado
21-05-2025
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.