USO ADJUNTO DE BIFOSFONATO NO TRATAMENTO PERIODONTAL

Autores

  • Maria Eduarda Mello Costa da Silva Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário São José.
  • Priscila Pavan Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário São José, Especialista e Mestre em Periodontia (UFRJ), Doutoranda em Odontologia (Idomed).

Resumo

A periodontite é uma doença inflamatória crônica multifatorial, provocada pelo acúmulo de biofilme bacteriano, que leva à destruição progressiva das estruturas de suporte dos dentes, como o osso alveolar e o ligamento periodontal. Esta condição manifesta-se pela perda de tecido conjuntivo, reabsorção óssea, formação de bolsas periodontais, recessão gengival, lesão de furca e mobilidade dental, podendo culminar na perda dentária. Os bifosfonatos (BFs) são fármacos que inibem a ação dos osteoclastos, responsáveis pela reabsorção óssea, e têm sido estudados como uma possível terapia adjuvante no tratamento da periodontite. Eles mostraram eficácia na redução da perda óssea e na melhora dos parâmetros inflamatórios tanto em estudos pré-clínicos quanto em clínicos. Existem diferentes tipos de BFs, categorizados com base na presença de nitrogênio e na geração do fármaco, apresentando variações na potência e nos efeitos terapêuticos. No entanto, esses medicamentos também estão associados a efeitos adversos, como problemas gastrointestinais e, osteonecrose dos maxilares, particularmente com uso prolongado. Esta revisão de literatura, fundamentada em bancos de dados da Scielo, PubMed, Lilacs, Medline e Centro de Registro de Ensaios de Clínicos da Biblioteca Cochrane (COCHRANE/CCTR), busca explorar o uso de BFs como terapia adjuvante no tratamento periodontal. Embora os bifosfonatos mostrem benefícios promissores, como a redução da perda óssea e a melhoria dos parâmetros inflamatórios, os riscos associados, como a osteonecrose maxilar, exigem uma avaliação e monitoramento clínico rigorosos. Mais estudos são necessários para avaliar se os benefícios dos BFs superam os riscos no tratamento da periodontite, permitindo seu uso seguro e eficaz no futuro.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Mello Costa da Silva, Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário São José.

Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário São José.

Priscila Pavan, Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário São José, Especialista e Mestre em Periodontia (UFRJ), Doutoranda em Odontologia (Idomed).

Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário São José, Especialista e Mestre em Periodontia (UFRJ), Doutoranda em Odontologia (Idomed).

Downloads

Publicado

20-05-2025