O PODER DO CÉREBRO BILÍNGUE: COMO A EMOÇÃO E A MOTIVAÇÃO MOLDAM A APRENDIZAGEM NA ADOLESCENCIA.
THE POWER OF THE BILINGUAL BRAIN: HOW EMOTION AND MOTIVATION SHAPE LEARNING IN ADOLESCENCE.
Resumo
Devido ao advento de programas bilíngues na educação brasileira, a neurociência com ênfase na aquisição da língua adicional tem ganhado destaque como uma ferramenta fundamental para compreender os processos de aquisição de uma segunda ou múltiplas línguas para adolescentes do ensino fundamental anos finais.Apesar da vasta área que neurociência pode abordar, estudos nesse campo mostram como o cérebro reage à aprendizagem de diferentes idiomas, evidenciando benefícios cognitivos, com maior capacidade de concentração, melhora na memória de trabalho e maior flexibilidade mental. Além disso, estudos apontam que a emoção e a motivação são elementos que estão diretamente relacionados aos estímulos que influenciam e envolvem a aprendizagem e que esses conjuntos químicos e neurais estimulam na aprendizagemPalavras-chave: Emoção; Motivação; Aprendizagem; Cérebro Bilíngue.Downloads
Publicado
30-04-2025
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.