O PODER DO CÉREBRO BILÍNGUE: COMO A EMOÇÃO E A MOTIVAÇÃO MOLDAM A APRENDIZAGEM NA ADOLESCENCIA.

THE POWER OF THE BILINGUAL BRAIN: HOW EMOTION AND MOTIVATION SHAPE LEARNING IN ADOLESCENCE.

Autores

  • Arthur Fernando da Silva Gomes Centro Universitário São José
  • Victor Ramos da Silva Centro Universitário São José

Resumo

Devido ao advento de programas bilíngues na educação brasileira, a neurociência com ênfase na aquisição da língua adicional tem ganhado destaque como uma ferramenta fundamental para compreender os processos de aquisição de uma segunda ou múltiplas línguas para adolescentes do ensino fundamental anos finais.Apesar da vasta área que neurociência pode abordar, estudos nesse campo mostram como o cérebro reage à aprendizagem de diferentes idiomas, evidenciando benefícios cognitivos, com maior capacidade de concentração, melhora na memória de trabalho e maior flexibilidade mental. Além disso, estudos apontam que a emoção e a motivação são elementos que estão diretamente relacionados aos estímulos que influenciam e envolvem a aprendizagem e que esses conjuntos químicos e neurais estimulam na aprendizagemPalavras-chave: Emoção; Motivação; Aprendizagem; Cérebro Bilíngue.

Biografia do Autor

Arthur Fernando da Silva Gomes, Centro Universitário São José

Graduado em Letras/Inglês e Especialista em Língua Inglesa e Educação Bilíngue. E-mail: arthurfernandogomesx@gmail.com

Victor Ramos da Silva, Centro Universitário São José

Graduado em Letra – Português / Inglês e Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional, Psicopedagogia, Psicologia, Mestre em Estudos de Linguagem e Doutorando em Neurociência da Linguagem. victorramossilva@gmail.com

Downloads

Publicado

30-04-2025