TIKTOK: SUA INFLUÊNCIA E EFEITOS NO SISTEMA NERVOSO, BEM COMO SEU IMPACTO NEGATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR.

TIKTOK: ITS INFLUENCE AND EFFECTS ON THE NERVOUS SYSTEM, AS WELL AS ITS NEGATIVE IMPACT ON THE SCHOOL LEARNING PROCESS.

Autores

  • Letícia da Silva Pereira Centro Universitário São José
  • Fábio Marques de Oliveira Centro Universitário São José
  • Thiago de Ávila Medeiros Centro Universitário São José

Resumo

Este trabalho busca analisar os mecanismos e efeitos que o cérebro humano sofre por exposição a grandes estimuladores de dopamina, utilizando o TikTok como o objeto de estudo. Conhecido por seus vídeos curtos, de cerca de 15 segundos, o TikTok combina entretenimento e socialização, permitindo interações diversas. Esses vídeos curtos estimulam a liberação de dopamina, podendo levar a uma necessidade crescente desse neurotransmissor e, consequentemente, à diminuição da capacidade cognitiva, memória e concentração dos usuários, prejudicando o aprendizado. Foi feita uma pesquisa sobre as habilidades do sistema nervoso, com foco na característica de neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de moldar, adaptar e reorganizar suas conexões neurais em resposta a novas experiências. A neuroplasticidade permite que o cérebro se modifique para se ajustar a lesões e outros desafios, influenciada pelos estímulos do ambiente e pelos hábitos. Entre os circuitos neurais, destaca-se o circuito de recompensa, iniciado pela ativação da área tegmental ventral (ATV), um centro dopaminérgico do cérebro, que libera dopamina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer. Atualmente, as redes sociais, especialmente o TikTok, são grandes estimuladores de dopamina, devido à rápida sucessão de diversos conteúdos, gerando um turbilhão de estímulos no cérebro dos usuários. Esta pesquisa objetiva investigar como o consumo excessivo de conteúdo do TikTok impacta no sistema nervoso central e consequentemente no processo de aprendizagem, sua relevância se dá pela possibilidade de identificar problemas relacionados à exposição prolongada a altos níveis de dopamina. Visando fornecer uma base para a criação de estratégias educacionais que integrem descobertas da neurociência com métodos de ensino para mitigar esses efeitos negativos. Para esta investigação a opinião pública teve importância na busca de dados, foi realizada uma pesquisa de campo com formulário do Google, além de uma revisão de literatura buscando por artigos relevantes nas plataformas SciElo, Google Acadêmico e PubMed. Palavras-chave: aprendizagem, neuroplasticidade e tiktok.

Biografia do Autor

Letícia da Silva Pereira, Centro Universitário São José

Graduando (a) do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São José.

Fábio Marques de Oliveira, Centro Universitário São José

Prof. Me. em Ensino de Ciências da Natureza no Centro Universitário São José.

Thiago de Ávila Medeiros, Centro Universitário São José

Prof. Me. em Ensino de Ciências, Coordenador do curso de Biologia do Centro Universitário São José.

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Publicado

06-02-2025