FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.

SCIENCE FAIR: A POSSIBLE PEDAGOGICAL STRATEGY FOR SCIENTIFIC LITERACY.

Autores

  • Nayla Souza Melo da Silva Centro Universitário São José
  • Fábio Marques de Oliveira Centro Universitário São José
  • Thiago de Ávila Medeiros Centro Universitário São José

Resumo

Odesenvolvimento deste trabalho refere-sena pesquisa do possível enriquecimento dasfeiras de ciências, classificandoestas como uma estratégia pedagógica que poderá influenciar positivamente a alfabetização científica. O objetivo geral deste trabalho é investigar o potencial das feiras de ciências como estratégia pedagógica com a finalidade de promoveralfabetização científica, assim como verificarse este potencial é benéfico para suprir as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino médio. Ademais, os objetivos específicos caracterizam-se em revisar bibliograficamente o efeito das feiras de ciências; investigar e classificar as feiras científicas como um recurso que irá favorecer um ambiente propício para a aprendizagem; verificar se esta estratégia pedagógica pode auxiliar positivamente o desempenho dos alunos em relação ao índice de repetências e evasão escolar, e investigar o desenvolvimento do pensamento crítico e científico no cotidiano/na sociedade. A investigação envolve um levantamento de fontes e documentos bibliográficos, na qual destaca-se o método qualitativo, utilizando o banco de dados da plataforma de Periódicos Capes. Considerando a problemática acerca das feiras científicas, quais os benefícios destas em suprir as dificuldades que os alunos apresentam no ensino de ciências? Através da leitura e análise dos artigos selecionados foi possível verificar ouso dasfeiras de ciências como estratégia pedagógica para favorecer o desempenho dos alunos no ensino de ciências, evidenciando o enriquecimento das feiras de ciências no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: feira de ciências, alfabetização científica e ensino de ciências.

Biografia do Autor

Nayla Souza Melo da Silva , Centro Universitário São José

Graduanda no Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Jose.

Fábio Marques de Oliveira, Centro Universitário São José

Prof. Me. em Ensino de Ciências da Natureza no Centro Universitário São José.

Thiago de Ávila Medeiros, Centro Universitário São José

Prof. Me. em Ensino de Ciências, Coordenador do curso de Biologia do Centro Universitário São José.

Downloads

Publicado

06-02-2025