FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
SCIENCE FAIR: A POSSIBLE PEDAGOGICAL STRATEGY FOR SCIENTIFIC LITERACY.
Resumo
Odesenvolvimento deste trabalho refere-sena pesquisa do possível enriquecimento dasfeiras de ciências, classificandoestas como uma estratégia pedagógica que poderá influenciar positivamente a alfabetização científica. O objetivo geral deste trabalho é investigar o potencial das feiras de ciências como estratégia pedagógica com a finalidade de promoveralfabetização científica, assim como verificarse este potencial é benéfico para suprir as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino médio. Ademais, os objetivos específicos caracterizam-se em revisar bibliograficamente o efeito das feiras de ciências; investigar e classificar as feiras científicas como um recurso que irá favorecer um ambiente propício para a aprendizagem; verificar se esta estratégia pedagógica pode auxiliar positivamente o desempenho dos alunos em relação ao índice de repetências e evasão escolar, e investigar o desenvolvimento do pensamento crítico e científico no cotidiano/na sociedade. A investigação envolve um levantamento de fontes e documentos bibliográficos, na qual destaca-se o método qualitativo, utilizando o banco de dados da plataforma de Periódicos Capes. Considerando a problemática acerca das feiras científicas, quais os benefícios destas em suprir as dificuldades que os alunos apresentam no ensino de ciências? Através da leitura e análise dos artigos selecionados foi possível verificar ouso dasfeiras de ciências como estratégia pedagógica para favorecer o desempenho dos alunos no ensino de ciências, evidenciando o enriquecimento das feiras de ciências no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: feira de ciências, alfabetização científica e ensino de ciências.Downloads
Publicado
06-02-2025
Edição
Seção
Artigos
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