DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO ESCOLAR INTEGRANDO CIÊNCIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA BÁSICA.

DEVELOPMENT OF A SCHOOL PROJECT INTEGRATING SCIENCE, PHILOSOPHY AND BASIC PEDAGOGY.

Autores

  • Gabriel Washington Rodrigues Fernandes Centro Universitário São José
  • Fábio Marques de Oliveira Centro Universitário São José
  • Thiago de Ávila Medeiros Centro Universitário São José

Resumo

Este trabalho leva em consideração três problemáticas sociais que serviram como questões norteadoras e o incentivaram em seu desenvolvimento: a primeiro é a demanda por inovações na educação impulsionada por obstáculos como métodos de ensino estarem desatualizadas, a segunda é a importância do desenvolvimento do pensamento científico nos alunos futuros cientistas e pesquisadores e, por último, a terceira é a importância da Filosofia da Ciência e Pedagogia Básica na educação escolar. Esse trabalho, portanto, consiste na criação de um projeto de Desenvolvimento do Pensamento Filosófico-Científico, denominado 4 Em Ação. Tal nome faz referência à teoria científica das “quatro causas” descoberta por Aristóteles, tal teoria estabelece quatro aspectos utilizados para explicar existência e natureza dos seres e fenômenos. Os objetivos principais do 4 Em Ação seriam os seguintes: aprofundar os alunos nos diversos ensinamentos filosóficos responsáveis por fundamentar as teorias científicas modernas, auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades de raciocínio filosófico-científico, ou seja, pensar e deduzir com coerência, formular boas hipóteses, saber como rejeitar propostas incorretas, e o mais importante, saber identificar a (s) corrente (s) filosófica (s) que fundamentam determinado conteúdo científico moderno. Faz parte deste projeto também instruir os alunos em técnicas pedagógicas, com o objetivo de serem habilidosos em saber transmitir o conhecimento de forma coesa, precisa e eficiente. A pesquisa para a construção deste projeto teve como base artigos e livros de filósofos das áreas de Ciências, História e Educação, bem como de Relatórios organizações como o Currículo Nacional Britânico. O projeto 4 Em Ação é dividido em duas partes: teórica e prática, cada uma contendo uma duração de aproximadamente seis meses. Na primeira os alunos aprendem as teorias filosóficas e científicas, as técnicas de pesquisa e treinamentos de metodologias pedagógicas. Na segunda, com o auxílio dos professores, os alunos escolhem um tema relacionado ao conhecimento científico moderno a fim de desenvolverem um pequeno projeto pessoal, eles se utilizarão das técnicas e conteúdos trabalhados na parte anterior (teórica). Palavras-chave: científico, pedagógicos e filosóficas.

Biografia do Autor

Gabriel Washington Rodrigues Fernandes, Centro Universitário São José

Graduando do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São José.

Fábio Marques de Oliveira, Centro Universitário São José

Prof. Me. em Ensino de Ciências da Natureza no Centro Universitário São José.

Thiago de Ávila Medeiros, Centro Universitário São José

Prof. Me. em Ensino de Ciências, Coordenador do curso de Biologia do Centro Universitário São José.

Downloads

Publicado

06-02-2025