DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO ESCOLAR INTEGRANDO CIÊNCIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA BÁSICA.
DEVELOPMENT OF A SCHOOL PROJECT INTEGRATING SCIENCE, PHILOSOPHY AND BASIC PEDAGOGY.
Resumo
Este trabalho leva em consideração três problemáticas sociais que serviram como questões norteadoras e o incentivaram em seu desenvolvimento: a primeiro é a demanda por inovações na educação impulsionada por obstáculos como métodos de ensino estarem desatualizadas, a segunda é a importância do desenvolvimento do pensamento científico nos alunos futuros cientistas e pesquisadores e, por último, a terceira é a importância da Filosofia da Ciência e Pedagogia Básica na educação escolar. Esse trabalho, portanto, consiste na criação de um projeto de Desenvolvimento do Pensamento Filosófico-Científico, denominado 4 Em Ação. Tal nome faz referência à teoria científica das “quatro causas” descoberta por Aristóteles, tal teoria estabelece quatro aspectos utilizados para explicar existência e natureza dos seres e fenômenos. Os objetivos principais do 4 Em Ação seriam os seguintes: aprofundar os alunos nos diversos ensinamentos filosóficos responsáveis por fundamentar as teorias científicas modernas, auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades de raciocínio filosófico-científico, ou seja, pensar e deduzir com coerência, formular boas hipóteses, saber como rejeitar propostas incorretas, e o mais importante, saber identificar a (s) corrente (s) filosófica (s) que fundamentam determinado conteúdo científico moderno. Faz parte deste projeto também instruir os alunos em técnicas pedagógicas, com o objetivo de serem habilidosos em saber transmitir o conhecimento de forma coesa, precisa e eficiente. A pesquisa para a construção deste projeto teve como base artigos e livros de filósofos das áreas de Ciências, História e Educação, bem como de Relatórios organizações como o Currículo Nacional Britânico. O projeto 4 Em Ação é dividido em duas partes: teórica e prática, cada uma contendo uma duração de aproximadamente seis meses. Na primeira os alunos aprendem as teorias filosóficas e científicas, as técnicas de pesquisa e treinamentos de metodologias pedagógicas. Na segunda, com o auxílio dos professores, os alunos escolhem um tema relacionado ao conhecimento científico moderno a fim de desenvolverem um pequeno projeto pessoal, eles se utilizarão das técnicas e conteúdos trabalhados na parte anterior (teórica). Palavras-chave: científico, pedagógicos e filosóficas.Downloads
Publicado
06-02-2025
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.