EDUCAÇÃO PÚBLICA: MÁQUINA DE TRANSFORMAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E LEITURA DE MUNDO NA VIDA DAS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA
PUBLIC EDUCATION: TRANSFORMATION MACHINE, EMANCIPATION AND READING TEH WORLD IN THE LIFE OF LOW-INCOME FAMILIES
Resumo
A proposta deste trabalho é traçar o contexto histórico em que a Educação Pública foi institucionalizada no Brasil e quais foram as políticas públicas implantadas para nortear essa prática, a fim de compreender e apontar os impactos que a Educação ofertada de modo público tem na vida das pessoas de baixa renda. Para dar embasamento teórico a essa pesquisa são apresentadas ideias de autores, como: Paulo Freire (1997), Darcy Ribeiro (1997) e Anísio Teixeira(1971) como forma de defender a Educação Pública. Através de observações na área de Educação Pública e o estudo de campo realizado, o foco deste artigo é identificar como a Educação Pública pode transformar a vida do estudante e sua família. Com isso, o objetivo é refletir sobre as necessidades dos estudantes e como essas necessidades são atendidas. Já que a Educação é de grande valor, pois além da troca que possibilita durante as disciplinas curriculares, contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social, é parte complementarda sociedade e, ao mesmo tempo, necessária para o funcionamento dela. Afinal, é possível que a educação pública transforme a vida do indivíduo? Como elaborar caminhos para que a educação pública atenda às necessidades e possa acrescentar positivamente para o futuro do estudante? Para responder essas questões, a pesquisadora busca traçar uma linha de pesquisa que discuta a institucionalização do ensino público, refletindo sobre os documentos quefalam sobre a Educação Pública e as propostas oferecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB,Lei nº 9394/96, em relação ao estudante criança e às propostas escolares.Downloads
Publicado
10-10-2024
Edição
Seção
Artigos
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