EDUCAÇÃO PÚBLICA: MÁQUINA DE TRANSFORMAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E LEITURA DE MUNDO NA VIDA DAS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

Autores

  • Millenna Costa dos Santos Figueiredo Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José
  • Marcia Maria Ferreira dos Santos Professora Assistente do Curso de Pedagogia da UniSãoJosé, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ.

Resumo

A proposta deste trabalho é traçar o contexto histórico em que a Educação Pública foi institucionalizada no Brasil e quais foram as políticas públicas implantadas para nortear essa prática, a fim de compreender e apontar os impactos que a Educação ofertada de modo público tem na vida das pessoas de baixa renda. Para dar embasamento teórico a essa pesquisa são apresentadas ideias de autores, como: Paulo Freire (1997), Darcy Ribeiro (1997) e Anísio Teixeira(1971) como forma de defender a Educação Pública. Através de observações na área de Educação Pública e o estudo de campo realizado, o foco deste artigo é identificar como a Educação Pública pode transformar a vida do estudante e sua família. Com isso, o objetivo é refletir sobre as necessidades dos estudantes e como essas necessidades são atendidas. Já que a Educação é de grande valor, pois além da troca que possibilita durante as disciplinas curriculares, contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social, é parte complementarda sociedade e, ao mesmo tempo, necessária para o funcionamento dela. Afinal, é possível que a educação pública transforme a vida do indivíduo? Como elaborar caminhos para que a educação pública atenda às necessidades e possa acrescentar positivamente para o futuro do estudante? Para responder essas questões, a pesquisadora busca traçar uma linha de pesquisa que discuta a institucionalização do ensino público, refletindo sobre os documentos quefalam sobre a Educação Pública e as propostas oferecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB,Lei nº 9394/96, em relação ao estudante criança e às propostas escolares.

Biografia do Autor

Millenna Costa dos Santos Figueiredo, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Marcia Maria Ferreira dos Santos, Professora Assistente do Curso de Pedagogia da UniSãoJosé, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ.

Professora Assistente do Curso de Pedagogia da UniSãoJosé, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ.

Downloads

Publicado

10-10-2024