PIBID E PRÁTICAS INOVADORAS: O PAPEL DA ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE
PIBID AND INNOVATIVE PRACTICES: THE ROLE OF ART IN THE LITERACY PROCESS IN VULNERABLE CONTEXTS
Resumo
Este artigo apresenta as estratégias pedagógicas criativas desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional de uma aluna do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, situada em uma área de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. A aluna, denominada Florzinha (nome fictício), apresentava dificuldades significativas na leitura e escrita, mas demonstrava grande interesse por atividades artísticas. Com base nas teorias de Magda Soares e Telma Weisz, foram aplicadas atividades que integravam arte e alfabetização, visando superar barreiras de aprendizagem e promover o letramento crítico. Os resultados mostraram que a utilização de práticas pedagógicas que envolvem o contexto social e emocional do aluno, como o uso da arte, pode alavancar o processo de alfabetização em contextos de vulnerabilidade.Downloads
Publicado
10-10-2024
Edição
Seção
Artigos
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