PIBID E PRÁTICAS INOVADORAS: O PAPEL DA ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE

PIBID AND INNOVATIVE PRACTICES: THE ROLE OF ART IN THE LITERACY PROCESS IN VULNERABLE CONTEXTS

Autores

  • Débora Cristina Rodrigues de Sousa Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro universitário São José, Bolsista do PIBID
  • Franciane de Azevedo Borges Nogueira Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bolsista do PIBID
  • Pedro Baptista Tachy Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bolsista do PIBID
  • Thaiza Roza do Couto Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bolsista do PIBID
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Resumo

Este artigo apresenta as estratégias pedagógicas criativas desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional de uma aluna do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, situada em uma área de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. A aluna, denominada Florzinha (nome fictício), apresentava dificuldades significativas na leitura e escrita, mas demonstrava grande interesse por atividades artísticas. Com base nas teorias de Magda Soares e Telma Weisz, foram aplicadas atividades que integravam arte e alfabetização, visando superar barreiras de aprendizagem e promover o letramento crítico. Os resultados mostraram que a utilização de práticas pedagógicas que envolvem o contexto social e emocional do aluno, como o uso da arte, pode alavancar o processo de alfabetização em contextos de vulnerabilidade.

Biografia do Autor

Débora Cristina Rodrigues de Sousa, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro universitário São José, Bolsista do PIBID

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro universitário São José, Bolsista do PIBID

Franciane de Azevedo Borges Nogueira, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bolsista do PIBID

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bolsista do PIBID

Pedro Baptista Tachy, Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bolsista do PIBID

Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bolsista do PIBID

Thaiza Roza do Couto, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bolsista do PIBID

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Bolsista do PIBID

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Downloads

Publicado

10-10-2024