PIBID E PRÁTICAS INOVADORAS: O PAPEL DA ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE
Resumo
Este artigo apresenta as estratégias pedagógicas criativas desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional de uma aluna do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, situada em uma área de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. A aluna, denominada Florzinha (nome fictício), apresentava dificuldades significativas na leitura e escrita, mas demonstrava grande interesse por atividades artísticas. Com base nas teorias de Magda Soares e Telma Weisz, foram aplicadas atividades que integravam arte e alfabetização, visando superar barreiras de aprendizagem e promover o letramento crítico. Os resultados mostraram que a utilização de práticas pedagógicas que envolvem o contexto social e emocional do aluno, como o uso da arte, pode alavancar o processo de alfabetização em contextos de vulnerabilidade.Downloads
Publicado
10-10-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.