A PERTINÊNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL: PERSPECTIVAS PARA TRATAMENTO EFETIVO

Autores

  • Bruna Souza de Jesus Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.
  • Evelyn Couto de Melo Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.
  • João Marcos Passos dos Santos Historiador e Pedagogo pelas Faculdades Integradas Simonsen. Especialista em História do Brasil, Social e Contemporânea pela faculdade Iguaçu; História da Guerra pela FAVENI; Revisão Textual e Normas da ABNT, na IBRA. Integrante dos núcleos de pesquisa Sankofa (UFF) e Lupea (UFRJ). Tutor das Unidades Curriculares de TCC, História e Pedagogia EAD pelo Centro Universitário São José.
  • Marina de Freitas Garcia Doutora em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.
  • Claudia Celencina Carvalho de Miranda Doutora em Educação (UFRRJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal revisar a literatura sobre a importânciado diagnóstico e tratamento precoce da Síndrome do Respirador Bucal. Salientando assim, o seu desenvolvimento, etiologia, consequências, prevalências, diagnóstico e tratamentos. Comtempla-se que a Síndrome do Respirador Bucal é a respiração totalou parcial pela boca. Tendo a rinite alérgica e o aumento no tamanho das amígdalase/ou de adenoide, como sua causa mais frequente. Dificultando a passagem do ar pelo nariz e pelas vias aéreas superiores, fazendo com que a criança respire pela boca. É importante ressaltar que no processo de diagnóstico e tratamento este trabalho é feito por diversos profissionais da área da saúde, sendo necessário uma equipe multidisciplinar. Contendo, otorrinos, pediatras, alergistas, fonoaudiólogos e até mesmo os fisioterapeutas. Se diagnosticada precocemente quando ainda criança,inibimos o agravamento de maloclusões e alterações orofaciais, fazendo assim com que o individuo tenha um estilo de vida mais saúdavel e menos traumático.

Biografia do Autor

Bruna Souza de Jesus, Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.

Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.

Evelyn Couto de Melo, Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.

Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá.

João Marcos Passos dos Santos, Historiador e Pedagogo pelas Faculdades Integradas Simonsen. Especialista em História do Brasil, Social e Contemporânea pela faculdade Iguaçu; História da Guerra pela FAVENI; Revisão Textual e Normas da ABNT, na IBRA. Integrante dos núcleos de pesquisa Sankofa (UFF) e Lupea (UFRJ). Tutor das Unidades Curriculares de TCC, História e Pedagogia EAD pelo Centro Universitário São José.

Historiador e Pedagogo pelas Faculdades Integradas Simonsen. Especialista em História do Brasil, Social e Contemporânea pela faculdade Iguaçu; História da Guerra pela FAVENI; Revisão Textual e Normas da ABNT, na IBRA. Integrante dos núcleos de pesquisa Sankofa (UFF) e Lupea (UFRJ). Tutor das Unidades Curriculares de TCC, História e Pedagogia EAD pelo Centro Universitário São José.

Marina de Freitas Garcia, Doutora em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Doutora em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Claudia Celencina Carvalho de Miranda, Doutora em Educação (UFRRJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Doutora em Educação (UFRRJ). Docente do curso de Pedagogia pelo Centro Universitário São José.

Downloads

Publicado

07-10-2024