A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Elaine Cristina dos Santos Angelo Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.
  • Marcia Maria Ferreira dos Santos Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ
  • Rosimeri Claudiano da Costa Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Professora Mestre em Letras e Ciências Humanas

Resumo

A educação infantil é um tema preocupante para os docentes pois é a primeira fase escolar, o momento em que a criança passa horas pela primeira vez fora de casa, com costumes e vivências diferentes e é a fase que será o motriz para a evolução do indivíduo. Para algumas crianças, é difícil aceitar que o seu mundo não é somente sua casa e que não é o suficiente para si e que precisará viver para o bem comum e compreender que sua vida depende de escolhas de outras pessoas. Este trabalho teve como metodologia uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, elencada com uma investigação por meio de entrevistas, tendo como finalidade trazer à luz teóricos como Piaget, Vygotsky e Wallon, sob a ótica dos autores FONSECA (2018), GALVÃO (2014), TAILLE, OLIVEIRA E DANTAS (2019), discursando sobrea importância da afetividade para o desenvolvimento holístico do aluno, visando o preparo de um aluno cidadão, ciente e consciente de que estará em suas mãos a mudança e a melhoria da comunidade escolar. Neste manuscrito, serãoapresentadas as implicações do uso da relação afetiva entre professor enquanto mediador e seus alunos. Nessa perspectiva, para consolidar a teoria de Wallon, as ideias de Goleman (1995) e Gardner (1995), expandindo o conceito de inteligências socioemocional e inteligências múltiplas, para defender e promover novos conhecimentos acerca do uso da afetividade em prol do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da primeira infância. O presente estudo demonstra que professores de educação infantil utilizam a afetividade e que ainda acreditam que este é o melhor caminho para a criança se perceber enquanto sujeito, com respeito, empatia e olhar para o outro respaldado pelo novo documento normativo e obrigatório da união que é a BNCC.

Biografia do Autor

Elaine Cristina dos Santos Angelo, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Marcia Maria Ferreira dos Santos, Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Rosimeri Claudiano da Costa, Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Professora Mestre em Letras e Ciências Humanas

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Professora Mestre em Letras e Ciências Humanas

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Publicado

03-10-2024