DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR OBSERVADOS PELOS PIBIDIANOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO DISRUPTIVO

CHALLENGES IN SCHOOL EDUCATION OBSERVED BY PIBID PARTICIPANTS: A CASE STUDY ON LEARNING DIFFICULTIES AND DISRUPTIVE BEHAVIOR

Autores

  • Ana Joice M. de Paula Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID
  • Jéssica Barroso de P. Rocha Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID
  • Leticia Julio da Silva Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID
  • Marcia Aparecida da Silva Oliveira Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Docente Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Resumo

Este estudo investiga os desafios enfrentados no contexto escolar em relação às dificuldades de aprendizagem e comportamentos disruptivos, com foco no estudo de caso de um aluno do ensino fundamental, cujo nome foi omitido para preservar sua identidade, sendo referido como "Verde". A proposta foi desenvolvida pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tiveram a oportunidade de analisar o aluno e sugerir intervenções pedagógicas eficazes. As dificuldades discutidas incluem dislexia, discalculia, disortografia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), bem como os comportamentos disruptivos resultantes dessas condições. O estudo fundamenta-se nas teorias de Vygotsky, Freire, Libâneo e Damásio, destacando a importância da mediação pedagógica, da autonomia do aluno e da regulação emocional. Conclui-se que uma abordagem multidisciplinar, envolvendo professores, psicopedagogos e a família, é essencial para promover um ambiente escolar acolhedor e inclusivo.

Biografia do Autor

Ana Joice M. de Paula, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID

Jéssica Barroso de P. Rocha, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID

Leticia Julio da Silva, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID

Marcia Aparecida da Silva Oliveira, Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Bolsista do PIBID

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Docente Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Docente Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitários São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Downloads

Publicado

03-10-2024