AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LANGUAGE ACQUISITION: A STUDY OF COGNITIVE DEVELOPMENT IN CHILDHOOD EDUCATION
Resumo
O presente artigo tem como estudo de base a aquisição da linguagem infantil no ambiente escolar, sendo a mesma um processo complexo e crucial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Esse estudo baseia-se em teorias de aquisição da linguagem e em pesquisas que exploram as relações de troca entre as crianças durante a educação infantil, bem como a relação entre as mesmas com a língua materna e/ou secundária, gradativamente, internalizando os processos no cérebro infantil através das funções executivas do mesmo e das habilidades linguísticas já presentes na primeira infância.Assim, tendo como objetivo apresentar as diferentes formas de interação infantil que estimulam a linguagem, e como as mesmas estão diretamente ligadas ao processo evolutivo da linguagem e da cognição da criança, podendo esse processo ser fomentado através de brincadeiras e atividades em sala, salientando que o ambiente escolar e os professores apresentam ricas formas de interações verbais e oportunidades de aprendizado. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com um estudo de caso realizado com profissionais da educação inseridos em contexto bilíngue, analisando assim os fatores de comunicação, estimulação, as interações entre as crianças, os professores e o ambiente linguístico da sala de aula, onde os resultados mostraram que a escola desempenha um papel significativo na aquisição da linguagem infantil, bem como o ambiente escolar proporciona um contexto propício para a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal.Palavras-chave: linguagem infantil, interação, cognição.Downloads
Publicado
25-09-2024
Edição
Seção
Artigos
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