OZONIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE LESÕES ORAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

OZONE THERAPY IN THE TREATMENT OF ORAL LESIONS: A LITERATURE REVIEW

Autores

  • Giovana dos Santos Lima Dutra Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Fernanda Vieira Heimlich Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ana Carolina Plado Barreto de Almeida Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ana Carolina Kaczmarkiewicz de Souza Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Nathália de Almeida Freire Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Mônica Simões Israel Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

As propriedades terapêuticas do ozônio, incluindo a melhora na cicatrização de feridas, oxigenação e redução de sintomas dolorosos, têm sido discutidas no contexto de terapia adjuvante para lesões na cavidade oral. Esta revisão tem como objetivo demonstrar o efeito do ozônio nas seguintes lesões da mucosa oral: líquen plano oral, úlcera oral, infecções fúngicas, úlcera aftosa recorrente, herpes oral, mucosite oral, osteomielite, osteonecrose e osteomielite dos maxilares. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em quatro bases de dados, abrangendo artigos publicados em inglês e espanhol. Ensaios clínicos e relatos de casos que apresentaram resultados positivos, neutros e negativos relacionados ao tratamento com ozônio foram avaliados. Os resultados desta pesquisa indicam que a terapia com ozônio promove, na maioria dos pacientes, melhorias na oxigenação tecidual, cicatrização de feridas e redução de sintomas dolorosos quando utilizada de forma adequada. No entanto, ainda há uma carência de estudos na literatura para estabelecer protocolos específicos para cada complicação observada.Palavras-chave: Ozônio; ozonioterapia; mucosa oral; água ozonizada; óleo ozonizado.

Biografia do Autor

Giovana dos Santos Lima Dutra, Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fernanda Vieira Heimlich, Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Faculdade de Odontologia, Centro Universitário Aparício Carvalho, Porto Velho, RO, Brasil.

Ana Carolina Plado Barreto de Almeida, Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Carolina Kaczmarkiewicz de Souza, Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Nathália de Almeida Freire, Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mônica Simões Israel, Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

25-09-2024