OS FEITOS DO USO DE TELAS SENSÍVEIS AO TOQUE PARA O DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE FINA NA FASE PRÉ- ESCOLAR.
Resumo
O artigo pretende investigar através de pesquisa exploratória de cunho bibliográfico com pesquisa de campo, os efeitos das telas sensíveis ao toque (touch screen) para o desenvolvimento da motricidade fina em crianças pré-escolares (2 a 6 anos). Com o objetivo de descrever a importância da motricidade fina para a escrita e apontar atividades para o desenvolvimento da mesma. Durante situações vivenciais, em turmas de pré-escola, foram observadas dificuldades em atividades que exigem uso da motricidade fina. Em pesquisa realizada através do Google Forms, 96% dos respondentes profissionais de educação, observaram algum prejuízo em relação a motricidade fina em crianças. Para fundamentação teórica foram utilizados os autores Fonseca, Le Bouch e Oliveira, a fim de relacionar o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem. A descoberta e construção gráfica da escrita requerem a atuação das funções psicomotoras. A exposição às telas gera um comportamento contrário ao que seria esperado da infância, a exploração dos movimentos do corpo e brincar. Sabendo que o tempo investido nos estímulos influenciará o futuro desempenho acadêmico das crianças, os responsáveis e cuidadores devem se atentar ao tempo de uso das telas. Outros estudos têm mostrado efeitos negativos em relação ao uso excessivo de telas, como problemas no desenvolvimento da linguagem e cognição.Downloads
Publicado
25-09-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.