INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NA CRECHE: RELAÇÃO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR.
PEDAGOGICAL INTENTIONALITY OF THE NURSERY: RELATIONSHIP BETWEEN CARING AND EDUCATING
Resumo
Este presente artigo é fruto de uma pesquisa feita a partir de materiais bibliográficos, entrevistas e questionáriosaplicados a professores atuantes na Educação Infantil. A intencionalidade pedagógica da creche tem se mostradoessencial e alvo de pesquisas, leis, bases curriculares e referenciais, principalmente no que se diz respeito a dualidadecuidar e educar, a atual Lei de diretrizes e Bases e a Constituição Federal de 1988 asseguram a educação como direitoda criança e dever do Estado, mas nem sempre foi assim. A concepção de infância, ao longo dos anos, foi semodificando e a creche foi passando por várias fases históricas como: fase higienista, assistencialista, compensatória,preparatória até chegar a fase global, em que se preza desenvolvimento pleno da criança no âmbito social, cognitivo,afetivo e psicomotor, ela é valorizada como um todo e suas especificidades respeitadas.Downloads
Publicado
25-09-2024
Edição
Seção
Artigos
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