INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NA CRECHE: RELAÇÃO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR.
Resumo
Este presente artigo é fruto de uma pesquisa feita a partir de materiais bibliográficos, entrevistas e questionáriosaplicados a professores atuantes na Educação Infantil. A intencionalidade pedagógica da creche tem se mostradoessencial e alvo de pesquisas, leis, bases curriculares e referenciais, principalmente no que se diz respeito a dualidadecuidar e educar, a atual Lei de diretrizes e Bases e a Constituição Federal de 1988 asseguram a educação como direitoda criança e dever do Estado, mas nem sempre foi assim. A concepção de infância, ao longo dos anos, foi semodificando e a creche foi passando por várias fases históricas como: fase higienista, assistencialista, compensatória,preparatória até chegar a fase global, em que se preza desenvolvimento pleno da criança no âmbito social, cognitivo,afetivo e psicomotor, ela é valorizada como um todo e suas especificidades respeitadas.Downloads
Publicado
25-09-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.