INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NA CRECHE: RELAÇÃO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR.

PEDAGOGICAL INTENTIONALITY OF THE NURSERY: RELATIONSHIP BETWEEN CARING AND EDUCATING

Autores

  • Eliana Alves Moreira Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Centro Universitário São José

Resumo

Este presente artigo é fruto de uma pesquisa feita a partir de materiais bibliográficos, entrevistas e questionáriosaplicados a professores atuantes na Educação Infantil. A intencionalidade pedagógica da creche tem se mostradoessencial e alvo de pesquisas, leis, bases curriculares e referenciais, principalmente no que se diz respeito a dualidadecuidar e educar, a atual Lei de diretrizes e Bases e a Constituição Federal de 1988 asseguram a educação como direitoda criança e dever do Estado, mas nem sempre foi assim. A concepção de infância, ao longo dos anos, foi semodificando e a creche foi passando por várias fases históricas como: fase higienista, assistencialista, compensatória,preparatória até chegar a fase global, em que se preza desenvolvimento pleno da criança no âmbito social, cognitivo,afetivo e psicomotor, ela é valorizada como um todo e suas especificidades respeitadas.

Biografia do Autor

Eliana Alves Moreira, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Centro Universitário São José

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID,Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Downloads

Publicado

25-09-2024