A IMPORTÂNCIA DO AUXILIAR DE APOIO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Resumo
O presente artigo apresenta como tema a importância do auxiliar de apoio escolar na educação infantil, relatando experiências reais e buscando relatar a necessidade de um auxiliar de apoio escolar, mesmo na etapa da educação infantil. Apontando como questão norteadora, até que ponto existe uma parceria entre professor e o auxiliar de apoio escolar. Existe igualdade entre a rede pública e particular no direito a mediação? Como objetivo geral, buscou-se investigar a importância do auxiliar de apoio escolar para a inclusão das crianças da educação infantil e como objetivos específicos, descrever o papel do auxiliar de apoio escolar; analisar a relação de parceria entre professor regente e auxiliar de apoio escolar; investigar, em uma amostragem restrita, o quantitativo de crianças que possuem um auxiliar de apoio escolar em escolas públicas e particulares em 3 escolas situadas na zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro; apontar a diferença de atendimento, entre escolas públicas e particulares, em relação ao direito do aluno à mediação, buscando a visão de diferentes partes das instituições. A fundamentação teórica baseou-se nos seguintes autores: Augusto Cury (2005), Maria Teresa Égler (2003) e Valdelucia Costa (2010). Durante a metodologia deste artigo, investigou-se, em uma pequena amostra, o quantitativo de crianças que possuem um auxiliar de apoio escolar em escolas públicas e particulares em 3 escolas situadas na zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro e apontou-se a diferença de atendimento entre escolas públicas e particulares, em relação ao direito do aluno a mediação, buscando a visão de diferentes partes das instituições, através de entrevista com três auxiliares de apoio escolar, de ambas as redes, pública e particular, através da realidade da profissional e as experiências vividas com seus respectivos estudantes. A intenção foi mostrar a realidade, com o intuito de transmitir informações e atingir uma melhoria na área.Downloads
Publicado
25-09-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.