A IMPORTÂNCIA DO AUXILIAR DE APOIO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

THE IMPORTANCE OF SCHOOL SUPPORT ASSISTANT IN EARLY EARLY EDUCATION

Autores

  • Luiza Helena Oliveira Moreira Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Centro Universitário São José

Resumo

O presente artigo apresenta como tema a importância do auxiliar de apoio escolar na educação infantil, relatando experiências reais e buscando relatar a necessidade de um auxiliar de apoio escolar, mesmo na etapa da educação infantil. Apontando como questão norteadora, até que ponto existe uma parceria entre professor e o auxiliar de apoio escolar. Existe igualdade entre a rede pública e particular no direito a mediação? Como objetivo geral, buscou-se investigar a importância do auxiliar de apoio escolar para a inclusão das crianças da educação infantil e como objetivos específicos, descrever o papel do auxiliar de apoio escolar; analisar a relação de parceria entre professor regente e auxiliar de apoio escolar; investigar, em uma amostragem restrita, o quantitativo de crianças que possuem um auxiliar de apoio escolar em escolas públicas e particulares em 3 escolas situadas na zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro; apontar a diferença de atendimento, entre escolas públicas e particulares, em relação ao direito do aluno à mediação, buscando a visão de diferentes partes das instituições. A fundamentação teórica baseou-se nos seguintes autores: Augusto Cury (2005), Maria Teresa Égler (2003) e Valdelucia Costa (2010). Durante a metodologia deste artigo, investigou-se, em uma pequena amostra, o quantitativo de crianças que possuem um auxiliar de apoio escolar em escolas públicas e particulares em 3 escolas situadas na zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro e apontou-se a diferença de atendimento entre escolas públicas e particulares, em relação ao direito do aluno a mediação, buscando a visão de diferentes partes das instituições, através de entrevista com três auxiliares de apoio escolar, de ambas as redes, pública e particular, através da realidade da profissional e as experiências vividas com seus respectivos estudantes. A intenção foi mostrar a realidade, com o intuito de transmitir informações e atingir uma melhoria na área.

Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira Moreira, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Centro Universitário São José

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Downloads

Publicado

25-09-2024