A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DA UNISÃOJOSÉ.

THE IMPORTANCE OF PIBID IN THE TRAINING OF PEDAGOGY GRADUATES AT UNISÃOJOSÉ

Autores

  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Centro Universitário São José

Resumo

Este artigo discute a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na experiência vivenciada pelos alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José – UniSãoJosé na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, no Rio de Janeiro. Utilizando uma metodologia qualitativa, baseada na observação participante e análise documental, o estudo explora como o PIBID contribui para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sociais e críticas dos licenciandos, ao mesmo tempo que promove uma troca de saberes entre os bolsistas e os professores supervisores. A pesquisa conclui que o PIBID desempenha um papel crucial na formação de professores, integrando teoria e prática de maneira significativa e preparando os futuros docentes para os desafios da educação básica.

Biografia do Autor

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Centro Universitário São José

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Cento Universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID Professora Mestre em Educação pela UERJ

Downloads

Publicado

25-09-2024