A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DA UNISÃOJOSÉ.
Resumo
Este artigo discute a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na experiência vivenciada pelos alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José – UniSãoJosé na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, no Rio de Janeiro. Utilizando uma metodologia qualitativa, baseada na observação participante e análise documental, o estudo explora como o PIBID contribui para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sociais e críticas dos licenciandos, ao mesmo tempo que promove uma troca de saberes entre os bolsistas e os professores supervisores. A pesquisa conclui que o PIBID desempenha um papel crucial na formação de professores, integrando teoria e prática de maneira significativa e preparando os futuros docentes para os desafios da educação básica.Downloads
Publicado
25-09-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.