A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
THE RELEVANCE OF AFFECTIVITY IN THE LEARNING PROCESS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Resumo
A pesquisa trata da afetividade e sua importância na educação infantil. A educação infantil foi incluída tardiamente como parte da educação básica, após um período de lutas e transformações, deixou de ser um direito dos pais, para ser um direito da criança, tendo seu cunho pedagógico reconhecido e valorizado, e, consequentemente, leis especificas foram criadas. Na formação global do indivíduo, é essencial levar em consideração o equilíbrio da inteligência racional com a emocional, cérebro e coração precisam estar em sintonia, caso contrário, todas as áreas do ser humano podem ficar debilitadas, ser inteligente emocionalmente vai além de controlar as próprias emoções, mas também reconhecer e qualificar sua emoção, fazer a adequação necessária ao momento, conseguir manter-se confiante frente a várias situações, conseguir interpretar as emoções das outras pessoas e conseguir contagiar as pessoas a sua volta com seus próprios sentimentos. Tão logo, a aprendizagem é influenciada pelas emoções, e o professor tem papel fundamental neste processo, assim como a família. O objetivo geral deste estudo é investigar os efeitos da afetividade no rendimento escolar dos alunos da educação infantil. Como objetivos específicos, conhecer a trajetória da educação no Brasil e a luta da educação infantil como parte integrante da educação básica, discorrer sobre as leis voltadas ao ensino infantil, explorar a inteligência emocional e sua importância no desenvolvimento global do ser humano (na primeira infância), entender como funciona o processo de ensino-aprendizagem e, por fim, mapear as possíveis causas do baixo rendimento escolar, relacionando a afetividade na relação interpessoal docente e discente e seu impacto no processo ensinoaprendizagem na educação infantil. A Metodologia empregada foi exploratória, de cunho bibliográfico, utilizando como instrumento de coleta de dados uma pesquisa de campo.Palavras-chave: Afetividade, criança e educação infantil.Downloads
Publicado
24-09-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.