A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

THE RELEVANCE OF AFFECTIVITY IN THE LEARNING PROCESS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Autores

  • Jessica de Souza Rangel Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Centro Universitário São José
  • Rosimeri Claudiano da Costa Centro Universitário São José

Resumo

A pesquisa trata da afetividade e sua importância na educação infantil. A educação infantil foi incluída tardiamente como parte da educação básica, após um período de lutas e transformações, deixou de ser um direito dos pais, para ser um direito da criança, tendo seu cunho pedagógico reconhecido e valorizado, e, consequentemente, leis especificas foram criadas. Na formação global do indivíduo, é essencial levar em consideração o equilíbrio da inteligência racional com a emocional, cérebro e coração precisam estar em sintonia, caso contrário, todas as áreas do ser humano podem ficar debilitadas, ser inteligente emocionalmente vai além de controlar as próprias emoções, mas também reconhecer e qualificar sua emoção, fazer a adequação necessária ao momento, conseguir manter-se confiante frente a várias situações, conseguir interpretar as emoções das outras pessoas e conseguir contagiar as pessoas a sua volta com seus próprios sentimentos. Tão logo, a aprendizagem é influenciada pelas emoções, e o professor tem papel fundamental neste processo, assim como a família. O objetivo geral deste estudo é investigar os efeitos da afetividade no rendimento escolar dos alunos da educação infantil. Como objetivos específicos, conhecer a trajetória da educação no Brasil e a luta da educação infantil como parte integrante da educação básica, discorrer sobre as leis voltadas ao ensino infantil, explorar a inteligência emocional e sua importância no desenvolvimento global do ser humano (na primeira infância), entender como funciona o processo de ensino-aprendizagem e, por fim, mapear as possíveis causas do baixo rendimento escolar, relacionando a afetividade na relação interpessoal docente e discente e seu impacto no processo ensinoaprendizagem na educação infantil. A Metodologia empregada foi exploratória, de cunho bibliográfico, utilizando como instrumento de coleta de dados uma pesquisa de campo.Palavras-chave: Afetividade, criança e educação infantil.

Biografia do Autor

Jessica de Souza Rangel, Centro Universitário São José

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário São Jose

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Centro Universitário São José

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Jose, Professora Mestre em Educação pela UERJ

Rosimeri Claudiano da Costa, Centro Universitário São José

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Jose, Professora Mestre em Letras e Ciências Humanas

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Publicado

24-09-2024