A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

THE IMPORTANCE OF SOCIO-EMOTIONAL EDUCATION IN THE LEARNING PROCESS: A CASE STUDY

Autores

  • Ana Paula da Rocha Gonçalves Centro Universitário São José
  • Camilly Dias de Almeida Centro Universitário São José
  • Debora Lucia Silva de Paula Centro Universitário São José
  • Kayane dos Santos de Souza Centro Universitário São José
  • Nayara da Silva Alves Aranha Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Centro Universitário São José

Resumo

Este artigo discute a importância da educação socioemocional no processo de aprendizagem, abordando como fatoresexternos, como o desenvolvimento emocional, podem influenciar diretamente o desempenho acadêmico. A pesquisa,de abordagem qualitativa e fundamentada no estudo de caso do "Aluno X", utilizou observações diretas e entrevistassemiestruturadas com professores e equipe pedagógica, além da análise de documentos escolares. A ausência desuporte socioemocional adequado no ambiente escolar e familiar resultou em dificuldades de socialização eaprendizagem para o aluno. O estudo é embasado nas teorias de Vygotsky (2007), que enfatiza a importância dasinterações sociais para o desenvolvimento cognitivo, e Goleman (1995), que ressalta o papel das competênciassocioemocionais no sucesso escolar. A análise mostra como a colaboração entre escola e família pode criar um ambientepropício ao desenvolvimento cognitivo e emocional, e como a implementação de atividades socioemocionais dentro daescola contribui significativamente para o sucesso acadêmico. Embora a escola não substitua o papel da família, podeminimizar as carências emocionais ao criar um ambiente acolhedor e seguro para os alunos, promovendo assim ainclusão e o bem-estar emocional.

Biografia do Autor

Ana Paula da Rocha Gonçalves, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, bolsista do PIBID

Camilly Dias de Almeida, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, bolsista do PIBID

Debora Lucia Silva de Paula, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, bolsista do PIBID

Kayane dos Santos de Souza, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, bolsista do PIBID

Nayara da Silva Alves Aranha, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, bolsista do PIBID

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Centro Universitário São José

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

Downloads

Publicado

17-09-2024