PIBIDIANOS COMO ATORES ATIVOS NO PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jessica Assino Centro Universitário São José
  • Juliana Tosta Centro Universitário São José
  • Laura Poyes Centro Universitário São José
  • Márcia Maria Ferreira dos Santos Centro Universitário São José

Resumo

Este artigo aborda a importância da educação socioemocional no processo de aprendizagem, com foco no papel dos pibidianos no processo de recomposição escolar e emocional de uma aluna dos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificada como "Maria Flor". A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Domingos Paschoal Cegalla, localizada em um bairro residencial no Rio de Janeiro, que atende cerca de 200 alunos. A metodologia adotada foi um estudo de caso qualitativo, com base na observação direta do comportamento da aluna e suas interações sociais, além da aplicação de atividades lúdicas voltadas para o desenvolvimento cognitivo e emocional. O referencial teórico inclui autores como Freire (1996), que enfatiza o papel do educador na criação de condições para a construção do conhecimento, e Vygotsky (2007), que destaca a importância das interações sociais no processo de aprendizagem. O estudo evidenciou que a colaboração entre escola e família, bem como a implementação de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento socioemocional, podem minimizar as carências emocionais dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e motivador, contribuindo para o sucesso acadêmico.

Biografia do Autor

Jessica Assino, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, bolsista do PIBID

Juliana Tosta, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, bolsista do PIBID

Laura Poyes, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, bolsista do PIBID

Márcia Maria Ferreira dos Santos, Centro Universitário São José

Professora Assistente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São José, Coordenadora de Área do PIBID, Bacharel em Comunicação Social/UGF, Licenciada em Pedagogia/SIMONSEN e Professora Mestre em Educação/UERJ

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Publicado

17-09-2024