EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS DO ENSINO REGULAR
INCLUSIVE EDUCATION: A CHALLENGE FOR MAINSTREAM SCHOOLS
Resumo
O tema deste artigo é Educação Inclusiva: Um desafio para as escolas do ensino regular e tem como objetivo geral Identificar os fundamentos e as técnicas necessárias para incluir um aluno com dificuldade de aprendizagem no ambiente escolar e como objetivos específicos Conhecer os principais fundamentos e estratégias para a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem, no processo de ensino e aprendizagem; Descrever os principais benefícios para a educação como um todo, através das técnicas e fundamentos apresentados e Analisar os desafios encontrados pelos professores em sala de aula para incluir alunos com necessidades especiais. O trabalho aqui apresentado possui como finalidade investigar e debater as práticas pedagógicas em relação a inclusão de alunos com deficiência e a sua importância. Nessa pesquisa, é exposto como a inclusão deve ser muito bem trabalhada nas escolas do ensino regular. No decorrer do trabalho, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica, evidencia-se que a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é uma tarefa trabalhosa, porém fácil. Não obstante, constata-se com essa pesquisa, que com o planejamento correto, elaboração do PEI de acordo com as necessidades de cada aluno, buscando atingir os objetivos propostos pela escola e com o plano de curso, a colaboração de todos os profissionais do ambiente escolar e seus familiares é possível alcançar uma educação de qualidade para todos. Na escola aprendemos lições que a vida dificilmente iria nos ensinar: aceitar e respeitar as diferenças. Este é o desafio de uma escola inclusiva, aprender a se adaptar e a desenvolver métodos de ensinos diferenciados, sendo assim possível criar oportunidades iguais.É pela educação que podemos mudar o nosso cotidiano e transformar vidas.Palavras-chave: Educação inclusiva, Ensino e aprendizagem e Práticas pedagógicas.Downloads
Publicado
11-09-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.