EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS DO ENSINO REGULAR

INCLUSIVE EDUCATION: A CHALLENGE FOR MAINSTREAM SCHOOLS

Autores

  • Victória Helena Bastos dos Santos Centro Universitário São José
  • Isabelle Medeiros Simbras Centro Universitário São José
  • Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena Centro Universitário São José

Resumo

O tema deste artigo é Educação Inclusiva: Um desafio para as escolas do ensino regular e tem como objetivo geral Identificar os fundamentos e as técnicas necessárias para incluir um aluno com dificuldade de aprendizagem no ambiente escolar e como objetivos específicos Conhecer os principais fundamentos e estratégias para a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem, no processo de ensino e aprendizagem; Descrever os principais benefícios para a educação como um todo, através das técnicas e fundamentos apresentados e Analisar os desafios encontrados pelos professores em sala de aula para incluir alunos com necessidades especiais. O trabalho aqui apresentado possui como finalidade investigar e debater as práticas pedagógicas em relação a inclusão de alunos com deficiência e a sua importância. Nessa pesquisa, é exposto como a inclusão deve ser muito bem trabalhada nas escolas do ensino regular. No decorrer do trabalho, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica, evidencia-se que a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é uma tarefa trabalhosa, porém fácil. Não obstante, constata-se com essa pesquisa, que com o planejamento correto, elaboração do PEI de acordo com as necessidades de cada aluno, buscando atingir os objetivos propostos pela escola e com o plano de curso, a colaboração de todos os profissionais do ambiente escolar e seus familiares é possível alcançar uma educação de qualidade para todos. Na escola aprendemos lições que a vida dificilmente iria nos ensinar: aceitar e respeitar as diferenças. Este é o desafio de uma escola inclusiva, aprender a se adaptar e a desenvolver métodos de ensinos diferenciados, sendo assim possível criar oportunidades iguais.É pela educação que podemos mudar o nosso cotidiano e transformar vidas.Palavras-chave: Educação inclusiva, Ensino e aprendizagem e Práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Victória Helena Bastos dos Santos, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Isabelle Medeiros Simbras, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena, Centro Universitário São José

Professora do Centro Universitário São José.

Downloads

Publicado

11-09-2024