COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS REGULARES DE ENSINO
ALTERNATIVE COMMUNICATION FOR STUDENTS WITH DISABILITIES IN REGULAR SCHOOLS
Resumo
O presente artigo fala sobre a implementação da comunicação alternativa (CA) para alunos com deficiência, com defasagem na linguagem escrita funcional ou na fala. O objetivo geral analisa como os alunos com deficiência, com defasagem na linguagem escrita, funcional ou na fala estão incluídos no ambiente escolar no munícipio do Rio de Janeiro, de acordo com a CA que utilizam. Assim como são os objetivos específicos: Historiar a Comunicação Alternativa no Brasil; classificar os sistemas de comunicação alternativa; verificar o que as escolas de ensino regular sabem sobre a Comunicação Alternativa. Os estudos se fundamentam nas pesquisas bibliográficas de autores como Liliana Passerino, Patricia Quiterio, Catia Walter, Teófilo Galvão Filho, Flávia Daniela Moreira, autores que em suas obras lutam pela inclusão de alunos com deficiência para que eles possam encontrar nos ambientes escolares acessibilidade comunicativa. A metodologia abordada no artigo foi de caráter exploratório buscando entender a dificuldade de a equipe escolar implementar os sistemas de comunicação alternativa e adaptar os ambientes escolares para que a inclusão aconteça no contexto escolar; para obter essas respostas, foi realizada uma pesquisa de campo através de um formulário que foi respondido por 11 educadores de escolas do município do Rio de Janeiro. Sendo assim, foi possível obter resultados relevantes para compreender que os educadores estão dispostos a se capacitarem para atender as necessidades complexas de comunicação de seus alunos e proporcionar a eles um ambiente inclusivo e seguro. Durante a construção do artigo, foram sugeridas estratégias diferenciadas para a estruturação de um ambiente comunicativo acessível.Palavras-chave: comunicação, escola e inclusão.Downloads
Publicado
11-09-2024
Edição
Seção
Artigos
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