A FALTA DE RECURSOS E ESTRUTURAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

THE LACK OF RESOURCES AND STRUCTURES IN MUNICIPAL SCHOOLS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO

Autores

  • Mayara Santos Flávio Teodoro Centro Universitário São José
  • Karina Castelo Branco Teixeira Centro Universitário São José
  • Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena Centro Universitário São José
  • Saulo Ribeiro de Oliveira Mello Centro Universitário São José

Resumo

O presente artigo tem como objeto de pesquisa a inclusão e a falta de recursos e estrutura nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Objetiva-se investigar os problemas e dilemas dos quais as crianças com deficiência enfrentam. Mostrase que parte central desses dilemas e problemas é consequência da falta de estrutura escolar. Sabendo dessas questões, pretende-se neste trabalho aprofundar o conhecimento de como se processa a inclusão nas escolas. A metodologia do trabalho se deu a partir de uma pesquisa exploratória com o objetivo de tornar o problema explicito, pesquisas documentais e bibliográficas sobre o objeto de pesquisa. Um breve questionário foi aplicado em uma amostra aleatória de professores da rede municipal do Rio de Janeiro a fim de se dar um panorama mais detalhado sobre o objeto de pesquisa. Por fim, será realizada uma pesquisa em instituições de ensino com intuito de entender a falta de recursos que se tem na escola. Assim, será necessário a fonte de pesquisa secundária por análises e livros. E o resultado de pesquisa quantitativa, com o objetivo de coletar informações, quantificar um problema e entender a dimensão dele. O objetivo geral deste trabalho é reconhecer a importância da implantação de uma educação inclusiva de qualidade nas escolas públicas municipais, principalmente na falta de recursos e estruturas na escola, enquanto os objetivos específicos são, descrever a história da educação inclusiva; identificar a relevância da implantação de uma educação inclusiva de qualidade; mapear estratégias de implantação de uma educação inclusiva de qualidade no que se refere a falta de recursos e estruturas na escola. Por fim, busca-se apresentar possíveis perspectivas que abram o debate para novas maneiras de solucionar esses dilemas na educação inclusiva.Palavras-chave: Educação Inclusiva, falta de recursos e escolas municipais.

Biografia do Autor

Mayara Santos Flávio Teodoro, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Karina Castelo Branco Teixeira, Centro Universitário São José

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário São José.

Nacyra Yiburi Fernandes de Lucena, Centro Universitário São José

Professora do Centro Universitário São José

Saulo Ribeiro de Oliveira Mello, Centro Universitário São José

Professor do Centro Universitário São José

Downloads

Publicado

11-09-2024