A FALTA DE RECURSOS E ESTRUTURAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
THE LACK OF RESOURCES AND STRUCTURES IN MUNICIPAL SCHOOLS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
Resumo
O presente artigo tem como objeto de pesquisa a inclusão e a falta de recursos e estrutura nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Objetiva-se investigar os problemas e dilemas dos quais as crianças com deficiência enfrentam. Mostrase que parte central desses dilemas e problemas é consequência da falta de estrutura escolar. Sabendo dessas questões, pretende-se neste trabalho aprofundar o conhecimento de como se processa a inclusão nas escolas. A metodologia do trabalho se deu a partir de uma pesquisa exploratória com o objetivo de tornar o problema explicito, pesquisas documentais e bibliográficas sobre o objeto de pesquisa. Um breve questionário foi aplicado em uma amostra aleatória de professores da rede municipal do Rio de Janeiro a fim de se dar um panorama mais detalhado sobre o objeto de pesquisa. Por fim, será realizada uma pesquisa em instituições de ensino com intuito de entender a falta de recursos que se tem na escola. Assim, será necessário a fonte de pesquisa secundária por análises e livros. E o resultado de pesquisa quantitativa, com o objetivo de coletar informações, quantificar um problema e entender a dimensão dele. O objetivo geral deste trabalho é reconhecer a importância da implantação de uma educação inclusiva de qualidade nas escolas públicas municipais, principalmente na falta de recursos e estruturas na escola, enquanto os objetivos específicos são, descrever a história da educação inclusiva; identificar a relevância da implantação de uma educação inclusiva de qualidade; mapear estratégias de implantação de uma educação inclusiva de qualidade no que se refere a falta de recursos e estruturas na escola. Por fim, busca-se apresentar possíveis perspectivas que abram o debate para novas maneiras de solucionar esses dilemas na educação inclusiva.Palavras-chave: Educação Inclusiva, falta de recursos e escolas municipais.Downloads
Publicado
11-09-2024
Edição
Seção
Artigos
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